2015

O “nobre” deputado Tiririca disse que “pior que tá não fica”, mas a gente sabe que fica.

Nos anos anteriores ressaltei o “pibinho” do ano anterior e o erro de previsão com relação ao crescimento para lembrar que crescimento só é possível com aumento de produtividade. Em qualquer área; um médico, um professor, um cozinheiro produzirão mais se forem mais eficientes. Mas o “pibinho” não é mais assunto porque ele sumiu…

Nesse momento que tudo parece estar derretendo e não é pelo calor que está fazendo, vale a pena olhar de um outro ponto de vista sobre o que poderá acontecer em 2015 e nos próximos anos.

No artigo “Fique tranquilo e aproveite: em 2015 e nos próximos anos, o mundo vai melhorar ainda mais” no blog O Caçador de Mitos do Leandro Narloch (para ler o artigo completo clique aqui), Leandro afirma que 2015 e os próximos anos serão melhores que 2014 e serão mesmo. Mas porque?

A condição, como ressalta Leandro Narloch é “se houver alguma liberdade para empreender e inovar, o mundo em 2015 e nos próximos anos vai ficar mais próspero, barato, abundante, fácil, divertido, saudável, pacífico, seguro, rico, limpo e verde.”

Considerando tudo o que já passamos do ponto de vista econômico, 2015 não vai chegar nem perto dos anos 80 e 90. Por outro lado as oportunidades em todas as áreas que temos hoje não existiam nessa época de hiper inflação. (Se ainda não leu, leia o artigo do Leandro)

É claro que poderia ser melhor, mas governos de antes e de agora sempre cometeram erros e avaliaram errado o que devia ser feito. C’est la vie.

Porém nós sempre encontramos saídas para os problemas no passado e não será diferente em 2015. O que não dá é para ficar parado.

A realidade é menos cinza que os economistas querem nos apresentar, tem muita coisa nova que devemos e podemos fazer para fazer 2015 melhor.

Mais uma vez feliz 2015 e vamos lá que o ano já começou e está nos desafiando.