O mundo da melhoria na indústria está cheio de siglas e iniciais – kaizen, SMED, SPC e assim por diante – que pode ser tentador fazer sopa de letras com elas e seguir em frente. Mas essas letras significam algo e a maioria delas tem mais do que provado seu valor na prática. Enquanto a SMED (Troca Rápida de Ferramenta) e o Controle Estatístico de Processo (CEP) são amplamente conhecidos, entendidos e usados, pode não ser o caso do OEE. Significa “eficiência global (ou operacional) do equipamento” e é tanto um meio de medição como uma ferramenta de melhoria. Juntamente com a TPM (estranhamente, significa “manter a produção totalmente”), ela ajudou a transformar o desempenho, a eficácia e a produtividade em que foi implantada – e tem sido normalmente implementada no contexto de engenharia e fabricação.

Mas o OEE teria um papel na gerência de armazém, na manipulação de materiais e na operação eficaz de uma frota de empilhadeiras?

A resposta a essa pergunta começa com a compreensão do que é o OEE. Ele quebra o desempenho de uma unidade de fabricação em três componentes separados: Disponibilidade, Desempenho e Qualidade (APQ ou Availability, Performance, e Quality). Cada componente identificará um aspecto que pode ser alvo de melhorias. O OEE pode ser aplicado a qualquer estação de trabalho individual (ou veículo, no caso de empilhadeiras) ou para todo armazém, departamento ou uma planta inteira. Permite também a análise específica de, por exemplo, um número de peça particular, deslocamento, tarefa ou qualquer um de vários outros parâmetros. Ele vai medir o desempenho com base em horas programadas. O desempenho é comparado com as expectativas e especificação. A estratégia de melhoria baseia-se então na superação da lacuna – haverá sempre uma lacuna – entre a realidade e a expectativa. É improvável que qualquer processo de fabricação possa ser executado a 100% OEE; Os fabricantes que adotam a medida tendem a fixar metas ambiciosas de, por exemplo, 85% OEE.

“Desempenho é uma medida geral – a velocidade da linha, por exemplo. Você está atingindo a velocidade que foi planejada? ” que disse isso foi Pete Austin, diretor da Suiko Ltd, um grupo de consultoria com escritórios no Reino Unido, Oriente Médio e Austrália. “A disponibilidade é o tempo de atividade e abrange falhas e outras interrupções. Qualidade é sobre defeitos. A coleta de dados é essencial e, uma vez que muitas frotas de empilhadeiras já estão equipadas com equipamento de monitorização de desempenho e software associado, os meios de coleta são simples. A próxima dúvida é: o que coletar?

A Impact Handling, distribuidora exclusiva de empilhadeiras Cat® no Reino Unido, dividiu a frota em unidades de negócios e famílias de veículos e introduziu relatórios por local e unidade de negócios. As informações são coletadas através da tecnologia sem fio e transmitidas ao servidor central. Os dados são coletados e compilados em planilhas do Excel, o que facilita a identificação dos 10 principais problemas com as empilhadeiras. Isso fornece ao pessoal da Impact e ao cliente uma visão clara do desempenho da frota e permite o desenvolvimento de estratégias eficazes para melhorar os custos de disponibilidade e controle. Em um projeto realizado para uma grande empresa multinacional de produção de alimentos, a Suiko criou uma matriz de informações e metas que permitiu à empresa melhorar o monitoramento de suas operações de armazém e, conseqüentemente, seu desempenho.

“Os números funcionam exatamente da mesma maneira na logística, assim como na fabricação”, disse Mal Reade, consultor da Suiko, que liderou o projeto de melhoria. “Nós instalamos coletores para realizar as medições. Nós conseguimos que os motoristas medissem seu próprio desempenho e a soma dos desempenhos dos motoristas é o desempenho do deslocamento. “A metodologia foi introduzida em um treinamento inicial dos motoristas onde foram apresentados os objetivos da coleta de dados.

Continua…

Esse artigo foi baseado e traduzido do original da revista Eureka “Is OEE relevant to lift truck fleet & warehouse operations?” e para ler o original clique aqui. Caso for ler o original existe um erro de diagramação no meio do artigo e uma boa parte está duplicada. Esse erro, obviamente, foi retirado na diagramação desse artigo.