Esta incrível (e hoje muito popular) ferramenta, o 5S, surgiu no Japão depois do final da 2ª Guerra Mundial. Apesar de ter sido usada com o objetivo de atacar a desordem, o caos e as sujeiras que permaneciam acomodadas em praticamente todas as fábricas japonesas daquele tempo, esta metodologia de melhoria ainda se mostra muito favorável para o alcance desta mesma tarefa em qualquer ambiente empresarial da atualidade.

O 5S é adotado para organizar e otimizar todo um ambiente de trabalho, envolvendo desde arranjos físicos e equipamentos até materiais e informações. É uma das técnicas de organização e limpeza mais empregadas em todo o universo corporativo. Com sua implantação, uma empresa ou setor conquista maior eficiência na execução de seus processos, além de maior flexibilidade, equilíbrio e assertividade em seu processo de tomada de decisão.

Neste artigo de hoje você irá conhecer os 5 sensos da ferramenta e seus objetivos, alguns dos inúmeros benefícios com a sua implantação, o passo a passo para implantá-lo e as vantagens de sua adoção em uma ambiente produtivo que conta com o OEE.

Quais são os 5S’s?

(1º S) Seiri ou Senso de Utilização: o primeiro “S” tem como objetivo distinguir entre o que é necessário do que não é. Ele envolve a seleção de todo tipo de recurso: equipamentos, materiais, ferramentas, instrumentos, utensílios gerais e até dados e informações eletrônicas no seu computador. Descartar ou destinar para um local adequado algo considerado como desnecessário favorece a preservação de organização, equilíbrio e integridade em qualquer ambiente.

(2º S) Seiton ou Senso de Ordenação: o segundo “S” tem como objetivo ordenar e classificar cada material para uso. Todos os materiais identificados no primeiro “S” como necessários deverão ser classificados e sistematizados para facilitar a sua utilização. Ou seja, é muito daquilo de que cada coisa deve estar em seu devido lugar. Desenvolver e manter este ambiente de ordem ajuda na procura e manuseio de todos os materiais envolvidos.

(3º S) Seiso ou Senso de Limpeza: o terceiro “S” tem como objetivo manter a limpeza no ambiente, ou seja, sempre evitar sujar. Isto não só inclui chão de fábrica, como também escritórios, banheiros, sala de reuniões, armários e até a sua mesa de trabalho. Mais importante que o ato de limpar é o ato de não sujar. Isto é, ao invés de limpar, procurar antes identificar e eliminar a causa da sujeira. Ambientes limpos e organizados favorecem o bem-estar de colaboradores, e promovem a transparência da conformidade de um local.

(4º S) Seiketsu ou Senso de Padronização: o quarto “S” tem como objetivo proporcionar condições favoráveis para todos os envolvidos cumprirem as regras e normas antes estabelecidas. Não basta apenas implantar várias regras de conduta e normas para cumprimento; primeiro há a necessidade de averiguar e estabelecer as condições físicas e mentais ideais para que todas as pessoas que fazem parte do ambiente se sintam satisfeitas e seguras para cumpri-las.

(5º S) Shitsuke ou Senso de Autodisciplina: o quinto “S” tem como objetivo tornar hábito a realização de todos os “S” anteriores. Respeitar normas, procedimentos e regras são tarefas que podem ser cumpridas momentaneamente por qualquer um. Agora, tornar hábito o respeito de todas estas exigências vai além. Envolve, por parte de cada pessoa, o entendimento e a percepção moral da importância de atender cada uma destas especificações. Uma empresa que conquista um compromisso deste nível com seus colaboradores favorece esta relação de confiança e respeito.

Como implantar o 5S?

Conscientização: o primeiro passo.

Antes de tomar qualquer medida de execução, é preciso conscientizar a todos os envolvidos da sua área, setor ou até da sua empresa sobre a importância da adoção do 5S em seus respectivos ambientes de trabalho, além de quais as fases e vantagens que a implantação do 5S oferece.

Repassar previamente esta informação decisória através de cartazes, e-mails informativos e demais ilustrações são boas opções, mas não as únicas. Reunir todos os integrantes das áreas selecionadas para apresentar o conceito e os objetivos do 5S é uma alternativa que pode ser muito útil para atingir literalmente todos os envolvidos.

Divisão de Responsabilidades: o segundo passo.

Legal, a conscientização já foi feita. Agora, dividir cada espaço físico por um grupo de pessoas, área ou setor é tarefa. Deste modo, todo participante compreende de maneira precisa e adequada quais são as suas responsabilidades dentro deste novo programa de melhoria e qualidade adotado pela companhia.

Implantação e Manutenção: o terceiro e último passo.

Por fim, resta a implantação. Ela deve considerar as 5 perspectivas de atuação do 5S: arranjo físico, equipamentos, instrumentos, documentos e acessórios. Com base nestas perspectivas, cada senso deve ser aplicado em ordem sequencial no que se refere ao seu planejamento, desenvolvimento e manutenção.

Tão importante quanto implantar o 5S é mantê-lo. Portanto, depois de cumprir todas as fases é primordial assegurar que todas as exigências e recomendações continuem sendo atendidas. É exatamente para isto que em suma os dois últimos “S” são empregados.

A aplicação do 5S na produção pode elevar o OEE?

Pense em uma linha de produção que tenha o OEE. Depois, imagine os índices de disponibilidade, eficiência e qualidade que esta mesma linha possui. Agora, reflita sobre onde adotar as várias técnicas de melhoria que você conheceu mais hoje com o 5S.

Disposição de equipamentos, materiais, ferramentas e acessórios para manutenção; Identificação de pontos de vazamento de óleo e demais fluídos indesejáveis; Estoque de materiais para descarte e peças sobressalentes; Estoque de matérias primas, produtos intermediários e acabados; Procedimentos operacionais, dados e informações eletrônicas para preenchimento e controle; e por aí vai…

Aplicar o 5S em toda esta variedade de opções só tende a favorecer o crescimento de cada um dos índices do OEE que você imaginou que esta linha de produção teria, não é verdade?

Quer saber mais?

Para escrever este artigo de hoje eu me baseei em um artigo muito rico e bacana do Reginaldo Lapa, chamado Programa de Qualidade 5S. Nele você poderá conferir grande parte das informações que escrevi aqui, além de muito mais dicas e detalhes de como implantar o 5S na sua empresa ou produção.

Até o próximo,

Vinícius Silva