Tenho visitado muitos indústrias nos últimos meses (e consequentemente escrito poucos artigos para o blog, mas a partir de agora vou retomar os artigos) e uma coisa que me chama muita atenção é o fato de boa parte dos gestores de empresa ainda não terem entendido exatamente o que é ser Lean. Essa tradução para enxuto deixa muito a desejar, mas outras palavras não ajudam muito: magro, pobre, estéril, esguio, improdutivo, de má qualidade. Na realidade piorou muito.

Em um dos voos recentes li um artigo que me chamou muito a atenção: “Lean: O pensamento enxuto em tempos de crise (em que todos só pensam em “enxugar”)” do site dinheirama.com. A primeira coisa que me impressionou foi o fato de que um site de sugestões de finanças pessoais estar tratando do tema “Lean”. Porém o título (ou subtítulo) já trazia uma informação importante: todos pensam em “enxugar”. Fica parecendo que enxugar é feito na crise e significa demissão, cortes, restrições. Estamos em crise? Corta o cafezinho.

O conceito lean não é enxugar a produção ou qualquer outra coisa, talvez a coisa mais próxima seja “ecologicamente correto”. Como é que é?

Me acompanhe nesse raciocínio: vivemos em um mundo de recursos escassos, sempre foi assim. Ao longo dos tempos fomos utilizando os recursos disponíveis e, através de tecnologias repassadas de geração em geração, pudemos melhorar a vida de boa parte da população mundial. Uma pessoa de classe C ou D hoje no Brasil tem acesso a recursos e uma vida mais confortável que a Rainha Vitória da Inglaterra (1819-1901), seja do ponto e vista de alimentação, saúde e até mesmo lazer.

Mas toda essa evolução não mudou o planeta, ou melhor mudou, mas em muitos casos para pior. Recursos hídricos é um bom exemplo. Os recursos continuam escassos. Isso significa que qualquer produto produzido e não consumido representam um conjunto enorme de recursos desperdiçados. Faz sentido?

O conceito lean não é para tempos de crise, não é para cortar o cafezinho. Se não houver consumidor para o café ele não deve ser plantado, colhido, torrado, moído, transportado, etc. Claro, você vai dizer: é muito difícil saber exatamente o que será consumido quando se está, por exemplo, plantando um pé de café nesse nosso exemplo. Sim, eu concordo e é por isso mesmo que  ser lean não é fácil.

Ter uma produção puxada, ou seja, a produção é feita somente em função do que vai ser consumido é quase impossível. Mas isso não quer dizer que não devamos caminhar nesse sentido. A Melhoria é Contínua, mesmo que nunca se alcance o ideal (que aliás pertence ao mundo das ideias), mas o mais real possível.

Concluindo: lean é um conjunto de conceitos e ferramentas para melhoria contínua. Não significa que se quer economizar a qualquer custo, demitir pessoas para reduzir gastos, nem que agindo assim é um capitalista malvado que só pensa no lucro, nada disso. Aliás é o contrário. É aproveitar ao máximo os recursos disponíveis para permitir uma vida mais confortável para um número maior de pessoas, sem desperdício, sem jogar coisas fora (que aliás não existe fora, afinal vai para algum lugar). É buscar a máxima eficiência, tudo que foi produzido foi consumido.