Começamos 2018 como terminamos 2017, batendo na tecla (que já está bem desgastada, mas fazer o que?) do aumento da produtividade.

Como já disse existem vários índices que medem produtividade, mas por enquanto nenhum chega próximo ao OEE. É fácil, simples e consistente, e portanto vou continuar apresentando formas, técnicas, dicas, etc. de como aumentar o OEE, o que em última análise representa aumentar a produtividade de uma máquina e que pode aumentar a produtividade da planta.

Nesse artigo vou mostrar 6 erros (existem outros, é claro) comuns que são cometidos quando utilizamos o OEE.

Foco somente no índice OEE e esquecendo as perdas

O OEE mede o quão perto você está em produção perfeita (fabricando apenas peças boas, o mais rápido possível, sem nenhuma parada). O monitoramento do seu índice OEE por si não é suficiente para melhorar a produção. O verdadeiro valor do OEE vem da compreensão das perdas na produção: Perda de Disponibilidade, Perda de Desempenho e Perda de Qualidade. Concentrando-se nessas perdas, e mais importante, ao tomar medidas para reduzir essas perdas, seu resultado OEE melhorará naturalmente.

Usar um valor vindo do financeiro ou um padrão interno como tempo para o Ciclo de Máquina

Se você quer que o OEE represente realmente a melhoria da produtividade, certifique-se de usar o tempo de ciclo de máquina ideal “verdadeiro”, que é a velocidade teórica máxima do seu processo. Muitas empresas têm tempo de produção utilizado pelo financeiro ou “padrão” interno que são menores do que a velocidade máxima. Esses números são úteis para o planejamento da produção ou custos, mas se usados no cálculo do OEE, eles esconderão a verdadeira capacidade do seu processo. Isso aumentará artificialmente sua pontuação de OEE, ao mesmo tempo que esconde perda e diminuição da melhoria.

Excluir Setup de Máquina do cálculo do OEE

Os setups são uma parte essencial do processo de produção para a maioria dos fabricantes. Um atraso no tempo de setup é perda de tempo de produção – tempo que poderia ser gasto peças de fabricação. Embora a exclusão dos atrasos de setup do seu cálculo do OEE irá aumentar a Disponibilidade (e consequentemente o OEE), irá também ocultar a oportunidade de aumentar a produção reduzindo os atrasos que podem ocorrer durante o setup. Para saber mais sobre como reduzir o tempo de transição, leia o artigo SMED: 8 Etapas para Aplicação.

Coletar muitos dados sem uma análise prévia

Mantenha sua coleta de dados para o cálculo do OEE tão simples quanto possível e, se possível, de forma automática. Muitos gerentes pedem aos operadores que selecionem uma série desconcertante de códigos de parada de máquina. Outros gerentes definem limites de tempo de parada tão baixos que as operadoras gastam mais tempo informando motivo de parada do que operando a máquina. O trabalho do operador é operar a máquina, parece óbvio não? Pedir que eles coletem dados  e que sejam excessivamente detalhados resultará em dados ruins ou baixa produtividade. Determine poucos códigos de motivo de paradas de máquina, no máximo 25 e faça todo o resto de forma automática.

Usar o OEE para comparar processos diferentes

Muitas empresas co

O DOE (Design of Experiments ou Delineamento de Experimentos) é uma ferramenta estatística muito empregada para planejar de modo prático, rápido e com o menor uso de recursos possíveis um experimento, de maneira que se conheça ao seu final qual a melhor forma para operar todo o processo envolvendo as suas principais variáveis.

O DOE pode ser tanto utilizada para novos processos quanto para a melhoria de processos já existentes. Por ser considerada de uso muito eclético e de fácil aplicação…

mparam índices de OEE em divisões, plantas, máquinas ou produtos. A tentação de fazê-lo é esmagadora. Aqui está o problema. Tais comparações são realmente verdadeiras quando comparam o mesmo equipamento executando o mesmo produto nas mesmas condições. Consideremos alguns exemplos do mundo real:

  • É significativo comparar uma linha de produção que tenha doze mudanças por dia com uma linha de produção que tenha duas mudanças por dia?
  • A qualidade de 90% é comparável a 90% de disponibilidade?
  • Existem processos conhecidos que são mais difíceis de executar do que outros, mesmo que tenham o mesmo tempo de ciclo ideal?

Resista colocar muito peso em comparações de processos diferentes. Sim, tais comparações podem fornecer informações interessantes, mas é provável que forneçam mais desinformação do que boa informação. Compare com cuidado. Concentre-se no papel do índice OEE como ferramenta de melhoria.

Exagerar no uso do OEE no chão de fábrica

OEE, apesar de simples, é um conceito relativamente abstrato. Como tal, se ele for usado no chão de fábrica, é extremamente importante providenciar treinamento para operadores e supervisores para ajudá-los a entender como OEE afeta seu trabalho no dia-a-dia. Uma alternativa interessante para o uso de OEE completo (medir e considerar as 3 perdas) para o chão de fábrica, especialmente para as empresas que estão no início do processo de melhor, é focar na Disponibilidade. Um dos grandes problemas de quem ainda não gerencia a produção e a grande quantidade de parada de máquina e, por consequência, o desconhecimento de quais os motivos de parada que mais afetam a produtividade. Conhecendo os principais motivos de parada é possível tomar ações, muitas vezes de custo baixo, e aumentar em curtíssimo tempo a produtividade forma significativa.

Com diz o pessoal de rede social: #ficaadica