Brascabos adquire Kite MES e atinge uma média de produtividade (OEE) acima de 90%

O sistema Kite MES está funcionando desde o início na Brascabos de forma interrupta, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ao longo do primeiro ano foram desenvolvidas mais de 120 atualizações para que o Kite MES fosse totalmente aderente as necessidades das plantas, com isso o ganho de produtividade foi muito mais rápido, porque o Kite MES se adaptou a empresa e não o contrário.

Display na produção para visualização do OEE em tempo realDois pontos podem ser destacados na Brascabos, em primeiro lugar a gestão a vista, foram instalados netbooks de mercado e televisores como monitores, num total de 8 displays. Com isso operador pode acompanhar a todo o momento o desempenho da máquina, célula de trabalho ou linha e com isso manter o ritmo da produção. Outro fator foi a incorporação das equipes de manutenção no Kite MES; assim que uma parada é identificada na linha, é feito uma chamada imediata na manutenção através de 5 displays, isso agilizou o atendimento em mais de 80%.

Alex Becker Pires - Gerente de Produção na Brascabos“A implantação dos mais de 300 pontos de coleta de produção do Kite MES, nos proporcionou um aumento de 14 pontos percentuais de OEE, este ganho foi muito expressivo, considerando que temos mais de 1600 funcionários. Hoje podemos tomar ação muito mais rápido, o que nos levou atualmente a um OEE de 90,25″.

Alex Becker Pires
Gerente de Produção da Brascabos

A Brascabos é líder em redes elétricas no segmento de linha branca no Brasil, desenvolve e fabrica componentes elétricos e eletrônicos para uma enorme gama de produtos, fornecendo desde a mais simples rede até um complexo sistema elétrico para os mercados de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e automotivo.

Entre os principais clientes estão marcas como Brastemp, Consul, Honda, GE, Dako, CCE, Bosch, Suggar, Valeo, Embraco, Weg Motores, IBBL e Athletic.