bee
Vamos primeiro relembrar quais são as sete perdas (mudas) em Lean Manufacturing:

  1. Transporte
  2. Estoque
  3. Movimentação
  4. Espera
  5. Excesso de Processo
  6. Excesso de Produção
  7. Defeitos

O objetivo principalmente é eliminar todas as perdas que ocorram nessas ações. Se não for possível eliminar, reduzir ao máximo. Vamos as dicas:

1. Você talvez ache que sabe tudo sobre os seus processos de fabricação, mas ter tempo para avaliar as necessidades da planta em profundidade e reduzir as perdas mais visíveis é o primeiro passo na implementação de práticas de lean.

2. Faça uma avaliação de tudo que está no estoque e dê um destino a tudo que não estiver em uso atualmente. Excesso de estoque ocupa um espaço importante na sua produção, além de exigir gestão e movimentação. Além disso, pode atrasar a produção e esconder problemas na produção.

3. Envolva o máximo possível o pessoal da produção no processo de decisão para a solução dos problemas. As pessoas gostam de ver a suas ideias implementadas e saber que as coisas estão melhores por causa das ideias que deram.

4. O treinamento deve ser totalmente compartilhado dentro da empresa e não apenas para poucas pessoas. Quanto mais pessoas treinadas na prática lean, melhor serão os resultados.

5. Para obter o maior benefício de lean, você deve adotá-lo em todos os departamentos, em todos os níveis possíveis (de gestores a operadores no chão de fábrica) e estender a sua influência para os seus fornecedores.

6. A menos que você atue na indústria de vinhos, se livre dos estoques. Nem matéria prima desnecessárias, nem de produtos acabados e, com certeza,  nem produtos com defeito ou inacabados irão se valorizar ao longo do tempo.

7. As matérias primas que são mais utilizadas devem ser armazenadas onde elas são utilizadas, enquanto os itens de menor tráfego e aqueles que são muito grandes devem ser armazenado mais longe da linha

8. Existe um conceito de que compra em grande quantidade é uma forma de economizar dinheiro. Lean desencoraja totalmente esse pensamento e diz que as economias de compra em larga escala geram perda de dinheiro com movimentação, contagem, organização, armazenamento e, muitas vezes, empréstimo de dinheiro para essa compra. Portanto evite compras desnecessárias.

9. Os fornecedores são fundamentais em uma gestão lean. Ter como estratégia disputas com fornecedores de transporte, por exemplo, para obter valores mais baixos não funciona a longo prazo. Ao invés disso, lean encoraja parcerias sólidas, de longo prazo com fornecedores, incluindo, é claro, transportadoras.

A décima dica é convidar você, se não fez ainda, a ler o e-Book “Lean Manufacturing – Teoria e Prática”. Você pode fazer o download gratuito clicando aqui.

Se quiser conhecer os outros e-Books clique aqui.