Planilha Excel para OEE Em alguns artigos anteriores falei sobre os benefícios e principalmente dos malefícios de se utilizar planilhas em Excel para controlar a produção ou para calcular o OEE.

A grande desvantagem está em como obter as informações confiáveis da produção, porque o uso de planilhas implica na anotação das informações pelos operadores. Pode-se até conseguir que estas informações sejam corretas e confiáveis por algum tempo, mas é praticamente impossível manter isso por um longo tempo.

De qualquer forma é importante que se possa analisar e estudar, se não toda a produção, pelo menos algumas máquinas ou linhas por um período. Nesse caso o uso de planilhas é aconselhável porque o investimento é baixo e pode ser o início de uma mudança de cultura, tanto no chão de fábrica quanto na gestão da empresa.

Foi com essa intenção que criei essa primeira planilha; mais simples, quase didática; para que você possa fazer o download e usar para analisar o efeito de ações reais em máquinas na produção.

Vou explicar alguns pontos importantes da planilha.

Produção no Turno

Clique na imagem para ampliar.

  1. Você deve preencher os campos em amarelo.
  2. A planilha considera um turno de 8 horas e o monitoramento de uma máquina executando uma OP. Você pode fazer alterações para adaptar as suas necessidades.
  3. O tempo padrão, ou peças por minuto, é base de todos os cálculos da planilha, portanto é fundamental que se tenha realizado antes uma medição para esse produto nessa máquina.Como um sistema MES pode ajudar na redução do setup de máquina? Como os tempos de setup podem ser reduzidos utilizando um sistema automático de coleta de dados?
  4. Você pode apagar os valores, ajustar para impressão e utilizar essa mesma planilha para as anotações na produção, vai um pouco de trabalho mas não é difícil.
  5. Na aba OEE estão os cálculos de OEE, você pode criar várias abas para vários dias. Esta planilha, como disse, esta preparada para um dia. Com vários dias de análise, por exemplo um mês, é possível fazer uma análise da evolução do OEE durante esse período, principalmente se você, por exemplo, tenha feito alguma mudança com base em lean e queira avaliar o impacto na produtividade da máquina/operador.
  6. Os motivos de parada anotados podem ser utilizados para avaliar os principais problemas de disponibilidade, é muito interessante ter essa informação para o estudo.
  7. O tempo de almoço de 60 minutos e os dois intervalos de 15 minutos (que pode ser café, laboral e/ou banheiro) são tempos não planejados e por isso não são considerados no cálculo da disponibilidade do OEE.

OEE

Em breve disponibilizarei uma outra planilha, menos didática mas que pode ser utilizada diretamente na produção.

De novo, não se esqueça, estamos falando em estudos na produção para que se possa conhecer melhor os problemas, mas gerenciar dessa forma por muito tempo é muito difícil.

Se tiver alguma sugestão ou comentário, eu convido você a escrever no espaço abaixo.

Para fazer o download da planilha clique aqui.