Sobre Caique Cardoso

Esse autor ainda não preencheu quaisquer detalhes.
So far Caique Cardoso has created 353 blog entries.

Baixa Produtividade: Porque isso não incomoda a gente?

Essa semana precisei ir ao banco, a uma agência bancária, depois de muito tempo (acho que faz mais de dois anos), e tinha uma pequena fila, uma evolução se comparado a 20 ou 30 anos atrás. Apesar da pequena fila o tempo de atendimento foi muito lento, principalmente porque hoje [...]

Aumento da Produtividade, porque é tão difícil?

No primeiro artigo do ano de 2013 falamos do “pibinho” de 2012 (para ler clique aqui) e estamos hoje na mesma situação, praticamente todos os especialistas dizendo que para o setor industrial voltar a crescer deve aumentar a produtividade. Mas, afinal de contas, o que significa isso, porque é tão [...]

Por |7 de janeiro de 2014|Produtividade|Comentários desativados em Aumento da Produtividade, porque é tão difícil?

Gestão Móvel: Será que eu quero saber como esta a produção em qualquer lugar e a qualquer momento?

Minha experiência diz que sim. Sempre que disponibilizamos informações da produção, de máquinas, de linhas de produção, de operadores, qualidade, etc.; os diretores, gerentes e supervisores utilizam o smartphone para acompanhar a produção. Como é possível ter informação em tempo real da produção e como utilizar o melhor da Gestão Móvel? […]

Por |4 de dezembro de 2013|Gestão da Produção, MES, Produtividade|Comentários desativados em Gestão Móvel: Será que eu quero saber como esta a produção em qualquer lugar e a qualquer momento?

Setup or not Setup, that’s the question

A tecnologia possibilitou o desenvolvimento de máquinas programáveis (CNCs), o que permite que uma mesma máquina possa produzir vários produtos diferentes, basta trocar a programação, certo? Errado. Além do programa é necessário trocar ferramentas, fazer ajustes, testar, enfim, atividades que permitam produzir um determinado produto. Tudo isso é conhecido como [...]

Por |19 de novembro de 2013|Gestão da Produção, Produtividade|Comentários desativados em Setup or not Setup, that’s the question

Gestão da Produção: Planejamento X Execução. De quem é a culpa?

Existe uma “área de conflito” na gestão da produção entre o Planejamento (feito normalmente pelo pessoal de PCP) e a Execução (que é transformar em produtos o que foi planejado). Por razões óbvias, o planejamento é feito em um momento anterior a produção e em um ambiente totalmente diferente. Normalmente [...]

Por |12 de novembro de 2013|Gestão da Produção|Comentários desativados em Gestão da Produção: Planejamento X Execução. De quem é a culpa?
Ir ao Topo