Blog

Acompanhe nossos posts. Tecnologia, Processos e Gestão da Produção.

A Crise da Toyota, ou não?

Em um artigo de junho do ano passado intitulado Temos uma grave crise na indústria automobilística. Sente falta de alguém? constatei, com base em informações da imprensa, que a Toyota não parecia estar sofrendo com a crise. Passado quase um ano resolvi retomar a análise e verificar se a experiência prática dos [...]

Quando é importante ter o controle da situação?

Tenho falado ultimamente muito sobre OEE, não porque acredite imprescindível que se faça a gestão da produção com esse índice, mas porque me parece a melhor forma de fazê-lo (por que não usar uma ênclise em tempos de mesóclise?). Porém existe uma questão que surge quando se encontra mergulhado em [...]

Três causas de porque é tão difícil utilizar o OEE.

Muitas vezes, em conversas com gestores de produção das mais diversas áreas, ouço frases como essa: "Nós não usamos o OEE aqui, controlamos as paradas de máquina e focamos na disponibilidade", ou ainda "Nós controlamos a disponibilidade e o desempenho da produção. Temos controle de qualidade mas não usamos para calcular [...]

É difícil gerenciar pessoas difíceis…

  Gerenciar pessoas seria mais fácil se o pessoal sob gestão decidisse trabalhar duro, de forma colaborativa e que possuíssem um talento excepcional. Mas se fosse assim eles não precisariam ser gerenciados. Seria só ficar sentado fazendo qualquer coisa e uma legião de pessoas altamente motivadas e contentes trabalhando de forma eficaz. A [...]

O que avaliar além do OEE?

Muitas empresas ainda não conseguem avaliar a produtividade através do OEE por vários fatores e o principal é a cultura, ou melhor a falta de cultura na utilização do OEE. Assim como outros índices ou indicadores é preciso se acostumar com eles para que possam trazer informação que se possa realmente aplicar [...]

Por |18 de abril de 2016|Categorias: Como o Kite MES faz para..., Gestão da Produção, Institucional, Produtividade|Tags: |Comentários desativados em O que avaliar além do OEE?

Meu maior problema é o Setup. O que eu devo fazer?

Exitem basicamente duas formas de se utilizar uma máquina: A máquina produz um só produto e portanto as paradas são por defeito, de outra forma a máquina irá operar enquanto houver necessidade de produtos, ou A máquinas produz um conjunto de produtos diferentes, e nesse caso além das paradas por defeito é [...]

Por |11 de abril de 2016|Categorias: Lean Manufacturing, Manufatura Ágil, MES, Produtividade|Tags: |Comentários desativados em Meu maior problema é o Setup. O que eu devo fazer?
Ir ao Topo