Coletor de dados sem fio

Para ser competitiva uma indústria precisa coletar dados de produção, de preferência em tempo real, para obter uma série de análises estratégicas, como o desempenho da produção de uma máquina específica, um grupo de operadores ou máquinas e até mesmo toda uma linha de produção relacionada a um dos produtos da empresa. Além de analisar individualmente o desempenho, é preciso um sistema integrado que tenha capacidade de centralizar e processar as informações para medir, por exemplo, os níveis OEE da indústria como um todo.

Neste processo de controle da produção, existe um sujeito com um papel fundamental, principalmente para indústrias que precisam de informação em tempo real: o coletor de dados e de preferência usando rede sem fio.

Um coletor de dados capaz de trabalhar através de rede sem fio permite a instalação rápida e limpa, e gera dados em tempo real para um sistema que possa  interpretar e processar essas informações permitindo a tomada de decisões estratégicas para a corporação. Por tratar-se de um equipamento usado no chão de fábrica, um dos principais requisitos é a robustez para suportar o ambientes com poeira, vibração, ruídos e altas temperaturas. Além disso, deve possuir capacidade de processamento e memória para realizar um controle multitarefa e não perder nenhuma ocorrência na produção. Outra característica que deve estar aliada a robustez é a flexibilidade, cada caso é um caso, cada linha é uma linha e o equipamento precisa estar preparado para se adaptar a qualquer realidade.

Agora que sabemos os benefícios e características gerais de um coletor de dados sem fio, vamos abordar como ele pode ajudar indústrias que estão em diferentes situações:

Situação 1: Indústrias não possuem formas de controle da produção

Bem, seria um grande passo – talvez muito grande – para uma indústria que não possui sequer uma forma de controlar a produção já iniciar com um sistema completo capaz de fazer a gestão em tempo real, mas não é impossível. O mais recomendável neste caso é iniciar com um sistema mais simples, com coleta manual para, posteriormente, avançar para algo mais completo e automatizado.

Situação 2: Indústrias que realizam a de coleta de dados de forma manual

Existem muitas indústrias que possuem formas de controlar sua produção, seja através de software ou outros controles mais primários, mas a grande maioria faz a coleta de forma manual. Neste caso, o software ou planilha é alimentada por pessoas que precisam monitorar e registrar as ocorrências da produção e lança-los no computador. Mas, além do enorme risco de falhas humanas nesse processo, existe algo mais desmotivador para um colaborador do que uma tarefa como essa? Um coletor automático de dados sem fio pode desempenhar esse papel com menos risco de falhas e deixar essa pessoa livre para desempenhar papéis mais estratégicos, como analisar as informações geradas pelo sistema.

Situação 3: Indústrias fazem coleta através de coletores com fio

Já é um grande avanço para uma indústria brasileira possuir coletores de dados na produção integrados à um sistema, visto que a grande maioria ainda vive na era das planilhas. Mas, muitos dos coletores existentes no mercado trazem desvantagens e riscos para o chão de fábrica. As vantagens dos coletores de dados sem fio, frente aos com fio, são inúmeras: menos fios e cabos espalhados pela produção, menos riscos de acidentes ocasionados pelos fios, menos risco de interrupção na coleta de dados por fio desplugado, mais limpeza no chão de fábrica. E um fator importante é a flexibilidade, o chão de fábrica sofre mudanças com certa frequência em vários tipos de indústria.

Comparar os tipos de coletores é quase como comparar um smartphone com um telefone fixo e, aproveitando o ensejo, a tecnologia existe para facilitar nossas vidas – assim como precisávamos nos locomover até uma pessoa para falar algo, ou ficávamos sabendo uma notícia tempos depois de ela ter acontecido, antes do telefone, o coletor de dados existe para facilitar e agilizar a comunicação das informações no chão de fábrica.

O Coletor Kite MES é um coletor de dados sem fio que possui as características e atende aos requisitos acima citados. Ele ainda trabalha integrado ao Kite OEE e ao Kite MES para que os dados coletados sejam aproveitados da melhor maneira: tornando-se informações estratégicas que respondem a quaisquer questionamentos relacionados à capacidade de produção da indústria. A família Kite Collector está aumentando, em breve lançaremos dois novos modelos mais simples e com baixo custo para atender ainda mais a coleta automática de dados.

Sua indústria está em alguma situação diferente das citadas? Compartilhe conosco para que lhe indiquemos as vantagens e caminhos para ter um controle da produção automatizado e em tempo real.