planned stop

O que mais incomoda os gestores de produção são as paradas. Paradas significam prejuízos, atrasos, reclamações, enfim, problemas e discussões. Se tem muita parada os problemas e as discussões se tornam diários e a gestão da produção praticamente impossível.

Já falamos bastante de OEE em outros artigos e temos até o e-Book OEE na Prática mas fica sempre uma dúvida quando se pretende medir os índices de OEE na produção:

Afinal, as paradas planejadas devem ser consideradas no cálculo do OEE? 

As paradas programadas ou paradas planejadas ocorrem a todo momento em uma linha de produção, um exemplo simples é o horário do almoço, os operadores vão almoçar e na maioria das vezes desligam as máquinas ou a linha de produção.

Uma parada planejada muito comum é o Setup que normamente ocorre no início da produção de um novo produto na linha ou máquina. O Setup é um tipo de parada planejada e o mais comum é confundir e tentar considerar como tempo de produção mas não é o caso.

Todas as paradas planejadas, como o próprio nome diz, devem ter um tempo planejado, inclusive o Setup, e se esse planejamento for extrapolado o tempo excedido deve ser contato como parada e aí sim afetará o OEE.

Outra coisa que ocorre é o tempo não planejado. O tempo não planejado é quando a máquina ou linha estão paradas porque não foi planejado nada para fazer. Em empresas que não tem 3 turnos isso ocorre todo dia, ou melhor, toda madrugada. As máquinas e linhas estão paradas porque nada foi planejado e isso pode ocorrer também durante a produção, algumas máquinas ou linhas podem ficar paradas porque nada foi planejado.

Do ponto de vista financeiro todas essas paradas são um desastre, uma máquina parada é prejuízo certo. E isso confunde a gestão da produção porque a execução é sempre com base no que foi planejado para ser produzido, se não foi planejado não tem que ser executado.

Ou seja, paradas planejadas (incluindo Setup da máquina)  assim como tempo não planejado não entram no cálculo do OEE, mesmo que uma máquina parada represente um grande prejuízo para a empresa ela não afeta o OEE porque OEE é um índice de produtividade que incluí disponibilidade, desempenho e qualidade e para termos esses valores é preciso que seja planejado que a máquina produza.

Concluindo, se não foi planejado produzir não tem como ser executado. Se não tem como ser executado não afeta o OEE. Os custos de máquina parada devem entrar no preço final do produto, afinal de contas o investimento na máquina foi feito para que se possa produzir, então do ponto de vista financeiro todos esses tempos precisam ser avaliados.