Nesses tempos de pandemia gerenciar a produção de casa parece ser impossível, mas não é. É claro que operadores de máquina são essenciais no chão de fábrica, mas a gestão pode (e nesse momento deve) ser feita a distância.

O maior problema no chão de fábrica são as paradas de máquina. Uma vez que o planejamento foi feito, interromper a produção causa uma “quebra” em todo o planejamento e todas as ações tem que ser revistas. Não é a toa que a disponibilidade é o índice que tem mais peso no cálculo do OEE. O fato de se planejar para executar uma atividade e ser impedido porque a máquina está indisponível (parada) necessita de ações em tempo real e quanto mais informação, é claro, melhor será a decisão.

O que dizer então quando a parada de máquina ocorre e a equipe de gestão está em casa? Por isso a informação de paradas deve estar disponível de forma clara e em tempo real para facilitar a tomada de decisão.

O Kite MES tem vários relatórios apresentando as paradas em tempo real e de histórico para análise, a seguir vou mostrar alguns relatórios de parada na versão do Kite MES Prime.

A figura abaixo mostra o relatório do Kite MES Prime com as paradas em uma máquina ou em um grupo de máquinas e o período em que ocorrem, incluindo o dia de trabalho atual, ou seja hoje (a imagem é do começo do mês porque é uma ilustração).

A próxima figura mostra o mesmo gráfico para uma máquina mas com a possibilidade de dar um zoom em algum dia ou horário específico para analisar os dados com mais detalhe. Nesse exemplo a parada “ajuste de solda” que parecia uma única parada na realidade foram 5 pequenas paradas.

Uma outra análise que pode ser feita é o do MDT ou Tempo Médio entre Paradas. No exemplo mostrado abaixo é possível analisar o MDT para uma máquina ou para um grupo de paradas, ou ainda selecionar tum tipo específico de parada. Note que existem outras opções de seleção para a formação do gráfico que não foram mostradas nesse exemplo.

Para finalizar existe a possibilidade de se analisar o tempo médio entre as falhas (ou paradas). O exemplo a seguir mostra o MTBF para uma máquina e para um grupo de máquinas.

Mais pra frente vou fazer um post mostrando em tempo real a situação das máquinas na produção que, obviamente, podem estar paradas ou não.

Finalizando, fique em casa e gerencia as paradas de máquina, é assim que podemos ajudar a saúde de todos.

Abraços e até a próxima.

Caique.