O primeiro artigo do blog foi publicado no dia 04 de junho de 2012, já são mais de 8 anos, e o título era “Produtividade: O desafio das empresas Brasileiras”, se você quiser ler clique aqui. Outras vezes foram publicados artigos com o tema, mas infelizmente a produtividade não melhorou muito no Brasil e agora com a Pandemia parece que esse assunto ficou em segundo plano. Por que pensar em produtividade quando estamos atravessando uma crise com a qual ninguém sabe lidar?

Infelizmente algumas empresas não irão suportar e vão fechar definitivamente, isso é muito triste, em especial no Brasil, porque é muito difícil manter uma empresa por aqui.

Mas falando em “depois da Pandemia” é provável que a demanda deve continuar, ou até aumentar porque as necessidades e desejos estarão represados, e teremos menos indústrias e comercio para atender esse retorno (ou aumento) de demanda. E além de tudo haverá, como já está havendo, escassez de crédito, ou seja, fazer mais com menos e esse é ponto: fazer mais com menos significa aumentar a produtividade.

Aumento de produtividade será a única saída nos próximos anos e talvez isso seja a única boa notícia para a indústria brasileira, teremos que ser criativos como nunca e aproveitar todos os recursos que a tecnologia digital oferece para gente sair desse buraco o mais rápido possível e, quem sabe, as empresas que não suportaram possam voltar rejuvenescidas e mais produtivas.

Talvez isso seja mais uma vontade, um  sonho, uma esperança do que a realidade, mas é um pouco de esperança que escrevemos o futuro.

Se você quiser ler mais artigos sobre produtividade no blog clique aqui.

Fiquem bem, abraços.

Caique.