Você se lembra daquelas perguntas da professora de física na quarta série (como se chama a quarta série hoje?), alguma coisa assim: “um carro a 100 quilômetros por hora sai do ponto A em direção ao ponto B, em quanto tempo ele chegará sabendo que o ponto B está a 30 quilômetros de distância?”. Essa é fácil né? Então responde de cabeça. Movimento Retilíneo Uniforme, MRU. Vm = Δs/t, ou Velocidade média é igual ao deslocamento dividido pelo tempo, então tempo é igual a deslocamento dividido pela velocidade média, ou t = Δs/Vm, o que dá 0,3 hora, ou 18 minutos. Fez de cabeça?

Vamos mudar a pergunta: “uma máquina produz um produto novo a cada 15 segundos, quero produzir 2500 produtos para enviar para o cliente daqui a dois dias, é possível?”. Perguntas assim são feitas para profissionais de planejamento, ou de PCP todos os dias. Fácil né? 15 segundos vezes 2500 produtos é igual a 37500 segundos, ou 625 minutos, ou ainda 10,4 horas aproximadamente. Tranquilo então, o dia tem 24 horas, produz amanhã e entrega depois de amanhã, certo?

Todo profissional de PCP sabe que não, tem muitas variáveis em jogo.

Primeira pergunta: quantos turnos? 2 turnos de 8 horas. Bom, o período total então é de 16 horas. Então dá, precisa de 10,4 horas? Ainda não. Quais são as paradas programadas para amanhã nessa máquina? Por turno são: uma refeição de 1 hora e 1 parada de atividade laboral (exercício físico) de 15 minutos, então são 75 minutos a menos por turno. No total são 960 minutos (16 horas) menos os 150 minutos de parada planejada, ou 810 minutos, 13,5 horas.

Concluindo temos 810 minutos disponíveis e precisamos de 625 minutos, uma margem de 185 minutos, ou 3 horas. Parece uma boa margem não parece? Esse é o máximo (ou próximo do máximo) que dá para uma ferramenta de planejamento fazer.

Qual é o maior problema dessa análise?

Faltam informações reais.

Como assim?

Todos os dados usados são teóricos. Quer ver? O tempo padrão de 15 segundos, é isso mesmo? As paradas planejadas são sempre nos valores pré determinados? O almoço (incluindo deslocamentos, etc) ocorre sempre em 1 hora? Qual o histórico de paradas e falhas dessa máquina? Ela sempre produz produtos com 100% de qualidade?

Quem conhece OEE sabe onde eu quero chegar.

O OEE padrão é 60%, ou seja, no final do dia a máquina produziu 60% de peças boas os restante ou foi refugado ou foi perda de desempenho ou ainda a máquina ficou parada. Uma empresa com OEE de 85% é considerada de classe mundial. Considerando o mais provável teríamos um OEE de 60% para a nossa máquina vamos ver se dá?

Preciso de 625 minutos com um OEE de 100%, para 60% precisarei de 1041 minutos ou 17,36 horas. Não deu pra fazer no dia e ainda vou precisar de um pouco do turno do dia seguinte.

Ah, mas minha empresa é de classe mundial, temos OEE de 85%. Então vamos ver. Serão necessários 735,3 minutos, ou 12,25 horas. Deu né? Você tem 810 minutos e precisa de 735 minutos, uma margem de 75 minutos, ou uma hora e quinze para os dois turnos. Se a empresa for mesmo classe mundial talvez seja possível, mas você se sentiria confortável em assumir que dá para fabricar em 1 um dia os produtos?

O valor do OEE carrega junto um conjunto de informações que são fundamentais para fazer o planejamento, ainda mais que 60% é a média mundial de OEE.

Mas alguns consideram que no Brasil a media é 27%, quem consegue planejar assim?

Até o próximo artigo.

Caique.

P.S. Estamos desenvolvendo uma ferramenta para planejamento que irá utilizar o OEE além das outras informações para fazer a previsão de tempo de produção necessário para cada tipo de máquina e produto.