Eu já publiquei vários artigos sobre lean manufacturing (se quiser ler os artigos clique aqui) e um e-book Lean Manufacturing – Teoria e Prática (se quiser baixar clique aqui) e somos, aqui na Kite, defensores ferrenhos do lean. Estamos sempre buscando reduzir custo, qualquer custo (lembrando que reduzir custo não é o principal pilar de Lean Manufacturing e sim produção puxada, mas vou focar em redução de custo nesse artigo).

As vezes me perguntam: essa obsessão por reduzir custo não pode reduzir o crescimento da empresa? A resposta categórica é não. Quando inicia-se um processo de “enxugamento” da empresa, qualquer empresa, a intenção não é parar de gastar, é começar a investir, resumindo: investir é gastar com propósito, com análise, com planejamento, etc.

Falar agora em redução de custo e lean manufacturing parece mais fácil que antes da pandemia, mas tem uma armadilha aí. Como as reduções de custo serão feitas na correria, de forma atabalhoada, isso pode comprometer a saúde da empresa e pode, infelizmente, levar ao fechamento definitivo. Por falta de critério, uma vez que não dá tempo de analisar e planejar o corte de custos, isso pode implicar em cortar na carne e comprometer tudo. Não existe uma receita para reduzir custos nesses momentos, muitas empresas vão demitir sem saber exatamente como e porque um ou outro colaborador será dispensado. Tem até empresas demitindo e prometendo contratar novamente quando tudo passar. Mas quando tudo vai passar? Não parece uma estratégia viável, mas nesse momento vale tudo.

E vale tudo por que?

Porque não se tem informação e esse é o grande problema.

Então você quer dizer que as empresas que adotam o lean estão livres da crise provocada pela pandemia?

Não, é claro que não. A grande diferença é que essas empresas exercitam mais a difícil arte de enxugar a empresa  e já há algum tempo estão fazendo cortes de custo, aumento da eficiência, transformar a execução da produção em produção puxada (e não vale falar agora em cortar o cafezinho, isso é só um clichê). Por isso já possuem informações que servem de base para a análise, o planejamento e a tomada de decisões. Já possuem estratégias que funcionaram e que podem ser repetidas.

Se o importante é ter informação e agora não dá tempo de coletar essas informações para montar a melhor estratégia, então as empresas vão usar a intuição que pode dar certo ou não, porque a base de informações é muito pequena. De qualquer forma esse é momento de transformar o limão em uma limonada (mais um clichê muito usado, junto com “temos que nos reinventar), se não iniciou a busca por informação para permitir que a empresa se torne mais “enxuta” agora é a hora de, pelo menos, pensar nisso para o pós pandemia.

Se após a pandemia do corona vírus as empresas não pensarem em ser tornar cada vez mais lean, quando será?

Abraços e saúde.

Caique.

P.S. Com relação a obter as informações da produção nós podemos ajudar, conte com o Kite MES pra isso.