Uma ferramenta MES, como é o caso do Kite MES, tem a função de gerenciar a Execução do que está sendo produzido e por isso tem um enfoque tão grande em tempo real, afinal é um Sistema de Execução da Manufatura (tradução livre). Normalmente o planejamento fica a cargo do ERP ou Planejamento dos Recursos da Empresa (de novo, tradução livre). Mas porque é sempre difícil planejar? Vou apresentar alguns conceitos para responder a essa pergunta e mostrar como  o Kite MES Prime faz para auxiliar no planejamento da produção.

Os dados no ERP são teóricos.

É natural que a base de informações de um ERP seja teórico, afinal de contas o planejamento é teórico a execução é prática. Mas na hora de planejar muitas vezes se utiliza de dados como tempo de produção por máquina que não representam a realidade do chão de fábrica, por exemplo, o tempo de produção: suponhamos que uma máquina produz um novo produto a cada 36 segundos e eu quero produzir 100 peças, quanto tempo será necessário? Fácil né? 3600 segundos, ou 60 minutos, ou resumindo 1 hora. Será? Esse tempo de 36 segundos é real? E como levar em conta as paradas que ocorrem nessa máquina e que podem ocorrer durante essa nova produção? E a qualidade é sempre 100%? Você já percebeu que estou usando os índices que compõem o OEE para questionar o tempo usado no planejamento e o ERP não sabe nada sobre isso.

O que é necessário para mudar o planejamento de uma máquina para outra?

Se fazer o planejamento em uma máquina, como é possível mudar esse planejamento para um outra máquina que tem várias características diferentes da anterior mesmo que seja do mesmo fabricante? Seria necessário, mais uma vez, ter o conhecimento da produtividade dessa máquina e como ela se comporta para que o planejamento seja feito de forma mais precisa.

Seria importante visualizar a produção em tempo real enquanto se planeja ou replaneja também em tempo real

Quado se faz o planejamento da produção normalmente se está em um escritório isolado sem contato com a produção, é normal que seja assim. Mas o planejamento e principalmente o replanejamento necessitam de informações de como está a execução das OPs em tempo real, por que senão corre-se o risco de planejar em uma máquina que já está executando outra OP. Além disso é importante saber como está a execução das OPs já iniciadas, se podem atrasar ou não, enfim acompanhar a produção para orientar o planejamento.

O Kite MES Prime trás uma ferramenta para fazer exatamente isso. Permite planejar ou replanejar utilizando como base as características das máquinas e avaliando a execução das OPs em tempo real.

A animação a seguir mostra um planejamento  e replanejamento da  OP ao mesmo tempo que as informações de OPs em execução estão disponíveis em tempo real.