A imagem acima é um recorte do famoso quadro “O Grito” do norueguês Edvard Munch.

Quero usar essa imagem para perguntar aos gestores de produção e diretores de indústrias: por que tanto medo de monitorar a produção?

Usando a frase de William Shakespeare: “se a rosa tivesse outro nome, ainda assim teria o mesmo perfume”. Ou seja, não é o fato de monitorar a produção que irá fazer ela ser melhor ou pior. Monitorar vai mostrar a realidade, talvez não seja o que se espera, mas essa é a única forma de ter informação correta para orientar no aumento da produtividade. Pelo menos a única com baixo custo. Podemos chamar baixa produtividade de alta produtividade, isso muda o nome mas não muda o resultado final.

Essa pergunta que faço é porque vários gestores tem medo de usar, ao que parece, uma solução como o Kite MES para ter informação em tempo real (e históricos obviamente) das máquinas na produção.

As empresas investem alto em software como ERP, nada contra, mas várias questões, para não dizer todas, da produção ficam de fora. Posso dar uns exemplos: uma ferramenta MES não tem a responsabilidade, pelo menos em tese, de gerenciar a manutenção ou o planejamento de produção. Em tese essas funções são atribuições do ERP, afinal de contas o “P” é de Planejamento, porém estamos sempre desenvolvendo novos módulos e funções e muitos deles cobrem essas lacunas deixadas pelo ERP e mesmo assim as empresas ficam com medo de fazer o investimento no Kite MES que é, significativamente ,menor que no ERP e resolve problemas fundamentais para uma indústria. Afinal de contas, produzir produtos (é redundante, mas é essa a intenção mesmo) é o objetivo final de uma planta industrial.

Oferecemos a oportunidade de locação da solução por 3 meses por um valor muito baixo, para que se avalie se o que oferecemos atende as necessidades. Caso não atenda basta devolver os equipamentos e ponto final. Mesmo assim são feitas várias consultas, a vários diretores, com várias reuniões e aprovações e muitas vezes a coisa para em algum ponto do labirinto que vai sendo criado e nada acontece, tudo fica onde estava.

Se a produtividade das indústrias no Brasil fosse alta eu entenderia, monitorar pra quê? Já somos ótimos. Mas a situação é exatamente o contrário, temos uma produtividade 5 vezes menor que os USA e estamos cada vez pior. A produção vai ser cada vez mais desafiadora. A pandemia do novo corona vírus bagunçou um tanto as coisas, a China já está se recuperando muito rápido e os países periféricos terão mais dificuldade ainda para ser competitivos no médio prazo.

Encerrando eu faço um convite: quer ver se funciona? Experimenta criatura (vale para a cozinha do mineiro, como nós, Léo Paixão, e vale para a gestão da produção também). Experimente o Kite MES na sua indústria, não tenha medo o máximo que pode acontecer é você sentir o real perfume da rosa.