Blog

Acompanhe nossos posts. Tecnologia, Processos e Gestão da Produção.

Liderança no chão de fábrica. Como tomar decisões com menos risco?

Em todos os campos da sociedade vivemos uma crise de liderança. A falta de liderança é causada pela profunda falta de confiança. Sou mineiro e dizem que mineiro é desconfiado, hoje todos estão se sentindo um pouco “mineiro”. Ser líder implica em assumir riscos e que está disposto a se [...]

Por |30 de março de 2015|Categorias: Gestão da Produção, Lean Manufacturing, Manufatura Ágil, Produtividade|Comentários desativados em Liderança no chão de fábrica. Como tomar decisões com menos risco?

Gestão a Vista permite ganhos de longo prazo.

No artigo anterior (para ler clique aqui) falei sobre técnicas de motivação do pessoal da produção e uma das formas é o uso de displays com informações da produção em tempo real. Esse ação é conhecido como Gestão a Vista, apesar que nem sempre a gestão a vista é feita [...]

Por |23 de março de 2015|Categorias: Gestão à Vista, Gestão de Pessoas|Comentários desativados em Gestão a Vista permite ganhos de longo prazo.

Quero iniciar o monitoramento da produção, como motivar o pessoal?

Muitas empresas pensam em iniciar um processo de monitoramento da produção, mas muitas vezes esbarram em uma questão importante: Como envolver o pessoal da produção no processo de monitoramento? Essa dúvida, normalmente, ocorre porque um sistema de monitoramento apresenta exatamente o que ocorre no chão de fábrica e em tempo real. [...]

Dólar acima de 3 reais. Produto brasileiro mais barato.

O dólar acima de 3 reais é ruim para vários setores, mas para a indústria nacional, nesse momento, pode ser um alento. Se mantendo assim, em alguns meses, a demanda por produtos nacionais vai aumentar, provavelmente no segundo semestre de 2015. A indústria está encolhendo há mais de 3 anos. Isso [...]

Por |9 de março de 2015|Categorias: Mercado, Produtividade|Comentários desativados em Dólar acima de 3 reais. Produto brasileiro mais barato.

Estoque: Quanto é necessário? Ou ainda, é necessário estoque na produção? Quanto?

No último artigo (se quiser ler clique aqui) falei sobre para que ser serve e os 3 tipos de estoque que devem (ou podem) existir. Nesse terceiro artigo, completando a série sobre estoque, vou avaliar qual a causa de se ter um estoque e se é ou não necessário manter [...]

Por |3 de março de 2015|Categorias: Controle de Estoque|Comentários desativados em Estoque: Quanto é necessário? Ou ainda, é necessário estoque na produção? Quanto?

Estoque: Afinal de contas pra que serve?

Bom, o carnaval passou e finalmente 2015 começou. Continuando a série que inciei antes do carnaval vou nesse artigo aprofundar mais um pouco no tema estoque. Se você não leu o post anterior clique aqui. Neste artigo vou apresentar como determinar a quantidade de produtos acabados que é necessário estocar e porque. Vimos [...]

Por |24 de fevereiro de 2015|Categorias: Controle de Estoque|1 Comentário
Ir ao Topo