Blog

Acompanhe nossos posts. Tecnologia, Processos e Gestão da Produção.

Estoque: Porque eu tenho, porque eu preciso ter?

A gestão de estoque é um dos pilares da metodologia lean. Nesse artigo e nos próximos vou apresentar e comentar conceitos sobre gestão de estoque na indústria. Nele vou tratar das questões e dos problemas relacionados com estoque. Duas perguntas básicas sobre estoque são: Qual a finalidade do estoque na minha [...]

Por |9 de fevereiro de 2015|Categorias: Controle de Estoque|3 comentários

A situação da Petrobras é terrível. Não tem Graça nenhuma.

Qualquer empresa “normal” quando entra em crise faz cortes, vende ativos e concentra no que faz melhor. A Petrobras é diferente. Uma empresa estatal (comando estatal) mas com ações comercializadas na bolsa, ou seja, tem uma governança estatal mas capta dinheiro no mercado. A Petrobras foi usada como ferramenta de [...]

Por |2 de fevereiro de 2015|Categorias: Depoimento|Comentários desativados em A situação da Petrobras é terrível. Não tem Graça nenhuma.

A Brasil tá tossindo feito uma danada…

E aí pessoar, tudo bão? É eu sei, num tá bão não, né memo? Da urtima veis que falei cocêis eu tava numa dúvida danada para vê quem que ia cuida da Brasil prá mim. (Si oceis quizé sabe da otra istória da Brasil crica aqui.) E posso fala procêis, [...]

Como o Lean Manufacturing trata a mudança de cultura no chão de fábrica?

A mudança de cultura é a parte mais difícil em qualquer situação, nós seres humanos em geral somos refratários a mudanças, principalmente no que se refere a mudanças na forma de trabalho. Como o lean manufacturing trata a questão da mudança de cultura? A boas práticas de lean necessitam que [...]

Por |19 de janeiro de 2015|Categorias: Lean Manufacturing, Manufatura Ágil, Produtividade, Qualidade|Comentários desativados em Como o Lean Manufacturing trata a mudança de cultura no chão de fábrica?

Alta produtividade com baixo custo. Como isso é possível?

Essa é a “pergunta de 1 milhão de dólares”, aliás mais, muito mais. Alto e baixo são considerações relativas, ou seja, alta produtividade em um setor é diferente em outro setor e o mesmo vale para baixo custo. O mais fácil é avaliar onde se está e onde e possível [...]

2015 será melhor que 2014. Será mesmo??

O “nobre” deputado Tiririca disse que “pior que tá não fica”, mas a gente sabe que fica. Nos anos anteriores ressaltei o “pibinho” do ano anterior e o erro de previsão com relação ao crescimento para lembrar que crescimento só é possível com aumento de produtividade. Em qualquer área; um [...]

Por |5 de janeiro de 2015|Categorias: Produtividade, Qualidade|Comentários desativados em 2015 será melhor que 2014. Será mesmo??
Ir ao Topo