Nigro Panelas

Vamos iniciar uma série de posts que contará o que levou uma das principais indústrias de panelas do Brasil a buscar um sistema MES, como foi o projeto de implantação da solução, os desafios, os benefícios e resultados obtidos pela empresa com o funcionamento do sistema. Os artigos servirão de material de estudo para outras empresas que avaliam adotar essa solução capaz de elevar uma indústria a um novo patamar através do controle da produção em tempo real.

 

Sobre a Nigro


 

Logo Nigro

A Nigro é uma empresa brasileira que nasceu na década de 40, fundada pelo Sr. Arcângelo Nigro e sua família. A empresa, que nasceu através do trabalho artesanal de transformar latas de óleo e massa de tomate em utensílios de cozinha, é hoje uma das maiores indústrias produtoras de panela de alumínio do país.

Em 1958, a Nigro construiu a planta onde está instalada sua atual sede – uma moderna fábrica com mais de 20 mil metros quadrados. Atualmente, a empresa conta com mais de 220 colaboradores que produzem mais de 440 mil unidades de produtos que são comercializados em países como Estados Unidos, Japão, países do Mercosul, América Central e Europa, além do Brasil.

 

 

Tecnologia aliada à qualidade


 

A Nigro posiciona-se como uma empresa pioneira em processos e pesquisa para desenvolver produtos com qualidade superior, seja para uso doméstico ou profissional (restaurantes). Para garantir que seus produtos atendam seus padrões de qualidade, a Nigro desenvolveu ferramentas específicas e parte do maquinário da fábrica. A empresa realiza ainda uma série de testes de qualidade que asseguram um bom produto para o consumidor e o cumprimento de diversas normas exigidas.

Panela Nigro

A linha de produção da Nigro, que desenvolve mais de 550 produtos, utiliza diversas máquinas modernas e as melhores matérias-primas, que passam por procedimentos na laminação, estampagem, testes que qualidade e embalagens para serem distribuídas para cidades do Brasil e do Exterior.

A empresa preocupa-se com a qualidade final de seus produtos, por isso investe constantemente em inovações tecnológicas que assegure a satisfação dos consumidores. Além de investir constantemente em máquinas para o chão de fábrica e em tecnologia para gestão da companhia, desde 2000 a Nigro busca uma forma de controlar sua produção de forma eficaz.

 

 

A evolução da mão na massa para a solução tecnológica


 

Apesar de ser uma empresa pioneira em tecnologia, as raízes da família de realizar processos de forma artesanal ainda prevalecia em alguns casos. A empresa tem uma forte cultura de desenvolver as próprias soluções para suas necessidades: um exemplo disso é que o próprio ERP (sistema de gestão) da empresa foi desenvolvido dentro de casa.

Por mais de uma década, a empresa tentou realizar o controle da linha de produção, que é o seu coração, de forma manual. A produção dispunha de uma equipe formada por 4 pessoas que anotava tudo o que acontecia, de uma parada de máquina até a saída de um colaborador para o café.

Em resumo, a Nigro tinha de forma manual o que um sistema MES oferece, porém, com o passar do tempo, percebeu que a ineficiência desse método impacta diretamente no negócio da empresa, que precisa atender grandes volumes de produção com padrões rigorosos de qualidade. A partir daí, surgiu a necessidade em buscar por uma solução tecnológica que desempenhasse esse papel.

Em 2012, a Nigro procurou a Kite para avaliar e implantar um MES, de forma a substituir o método de coletar e lançar manualmente as informações da produção no sistema da empresa. O grande benefício que a empresa espera obter com o MES, além de reduzir o risco de falhas humanas, é ter os dados da produção online e disponíveis em tempo real, para que decisões sejam tomadas de imediato. No longo prazo, a empresa ainda espera obter informações estratégicas para melhor planejar sua produção e aumentar sua capacidade.

Neste exato momento, nós estamos realizando um documento de engenharia de projeto MES para a implantação do Kite MES na linha de produção da Nigro, a implantação deve iniciar em outubro de 2012. Acompanhe nosso blog, para saber “em tempo real” a evolução do Kite MES nesta tradicional e respeitada indústria.