Nigro Panelas

A Nigro é uma das mais conhecidas fabricantes de panelas do Brasil, em especial panelas de pressão, e está aproximadamente dois anos utilizando a solução Kite MES para a gestão da produção.

Recentemente foi implantada na produção uma inovação que por não possuir ainda um nome vou chamar de Gestão da Produção Móvel.

A solução Kite MES é uma solução 100 % web, o que significa dizer que para acessar o sistema utiliza-se um browser como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft ou Chrome da Google. Quando a solução foi desenvolvida os tablets ainda não eram comuns, mas logo no início fizemos testes e verificamos que o uso do tablet (assim como smartphones) poderiam ser realizados sem maiores problemas com a solução.

Mas até agora não havia nenhuma utilização concreta, real que pudesse oferecer resultados até que a equipe de produção da Nigro implantou o uso de tablets na produção.

A seguir a entrevista que fiz com o Luiz Fabiano, não o jogador do São Paulo, o Fabiano do Planejamento, Programação e Controle da Produção da Nigro, que aliás é Santista.

Blog do Kite MES – Fabiano, quais foram os motivos que levaram a Nigro a utilizar o tablet na produção?

No início apenas trabalhávamos as informações entre os gerentes e diretores, mas quando resolvemos levar até nossos colaboradores as informações, sentimos a necessidade de levá-las também em tempo real, foi onde optamos pelo tablet, pois além dos televisores espalhados pela produção, poderíamos com o tablet levar outras informações e em tempo real.

Blog do Kite MES – Como funciona?

O tablet nos deu uma mobilidade muito grande dentro do chão de fábrica, conseguimos atender 100% da planta atual onde estão instalados os coletores da solução Kite MES.

Designamos um apontador para tal função e com auxílio do tablet com cobertura wi-fi, o mesmo pode percorrer por toda planta, auxiliando na gestão da produção, como também auxiliando os colaboradores nas dúvidas dos apontamentos e auxiliando na conscientização dos mesmos na procura de uma melhor performance.

Blog do Kite MES – O que melhorou na gestão da produção? Quais foram os ganhos?

O tablet nos dá uma visão total da produção em tempo real e o deslocamento do apontador ou do gestor da produção para a estação de trabalho no chão de fábrica é praticamente instantânea, com isso reduzimos muito o nosso tempo de parada, principalmente das paradas desconhecidas.

Os ganhos foram vários, conseguimos diminuir as paradas desconhecidas, diminuímos muito o tempo médio das demais paradas, consequentemente aumentamos o índice de disponibilidade e com isso aumentamos nosso OEE, e o melhor de tudo, em equipe, onde todos são responsáveis pelo resultado.

Blog do Kite MES – Tem alguma característica da Gestão da Produção Móvel que você gostaria de ressaltar?

O envolvimento de toda a equipe, principalmente os colaboradores do chão de fábrica.

De forma sadia, nosso apontador trabalha também incentivando e parabenizando os colaboradores com os índices alcançados.

Aconteceu dias atrás um fato bem interessante e também engraçado. Nossa apontadora Bianca, que apesar de ser corintiana, temos a obrigação de darmos os parabéns pelo ótimo trabalho realizado até agora por ela, ficou entristecida pelo ocorrido. Ao acompanhar uma de nossas linhas de produção, uma das que mais tinham dificuldades no índice de eficiência, ficou inconformada com o que viu. Acompanhando o índice de eficiência da linha de produção pelo novo dashboard, (que por sinal ficou muito bom

[para ler o artigo sobre o novo dashboard clique aqui]) onde a meta era de 370 peças horas e ao perceber que a linha de produção alcançaria a meta estabelecida para aquela hora, atravessou toda a planta da empresa para parabenizar os colaboradores pelo resultado alcançado, mas quando para sua decepção, ao atingir exatas 369 peças naquela hora, a estação de trabalho quebrou!! Relatando-me sobre o fato, ela me disse:

” Fabiano, deu vontade de passar a mão pelo sensor para que eles atingissem a meta!!! Risos”

Porém, para a alegria da Bianca, no dia seguinte a mesma linha de produção teria o maior índice de OEE de toda a produção.

Veja algumas imagens da Gestão da Produção Móvel na Nigro.

nigro1

nigro2

nigro3