ProducaoBudget

Em alguns artigos tenho reforçado que o uso de planilha em Excel não é a melhor solução para a gestão da produção porque ela é uma ferramenta e sozinha não dá conta do recado. Uma coisa importante e que dificulta o uso do Excel são os dados da produção.

O uso do Excel implica na coleta manual dos dados e os resultados, por exemplo, na forma de gráficos, darão informações erradas e isso, é claro, mais atrapalha do que ajuda na tomada de decisão.

Mas quando a planilha em Excel ajuda?

É isso que vamos ver nesse artigo.

A Planilha Excel é uma ferramenta excelente e em muitos casos insubstituível, isso é um fato e contra fatos não há argumentos.

Porém, e sempre existe um porém, a forma de utilizar o Excel na gestão da produção é na apresentação de resultados consolidados, principalmente na forma de gráficos.

Falamos muitas vezes em gestão da produção em tempo real, mas existem análises com base nos dados da produção fundamentais para a melhoria contínua e que somente o Excel permite apresentar de forma ágil e flexível.

Apesar da solução Kite MES ter mais de 100 relatórios que permitem a análise das informações da produção é impossível desenvolver todos os relatórios conforme as necessidades da gestão da produção tão ágil como se necessita. É nessa hora que o Excel se torna um aliado do Kite MES dando flexibilidade para a geração de qualquer tipo de relatório.

A solução Kite MES possui um módulo de exportação de dados que permite gerar as informações coletadas em arquivo no formato Excel e que podem ser utilizadas para produzir os relatórios. Para ver um exemplo de arquivo Excel gerado clique aqui.

Com esse arquivo é possível fazer análises além da solução Kite MES, as imagens a seguir, além do gráfico que ilustra o artigo, mostram exemplos reais de gráficos que foram gerados a partir dos dados exportados pela solução Kite MES.

EficiênciaGlobal

 

FamiliaDaParada

 

Isso quer dizer que não é o Excel mas a coleta dos dados que dificulta o seu uso como única ferramenta para a gestão da produção.