Gestão à Vista

Como várias e várias metodologias utilizadas para gestão empresarial, a Gestão à Vista nasceu na indústria. A metodologia é muito utilizada no chão de fábrica de indústrias por todo o mundo, e também foi adotada por diversos outros segmentos de mercado: de restaurantes, que controlam a satisfação de seus clientes, à áreas corporativas de empresas, que controlam fluxos de trabalho, produtividade, clima organizacional etc.

Em geral, a gestão à vista contribui para o trabalho em equipe, compartilhamento dos resultados, identificação de problemas e gargalos, entre outras informações. Mas, como toda metodologia, é preciso disciplina para fazê-la funcionar.

Kaban na Gestão à Vista

Kaban, um modelo de Gestão à Vista

Primeiro, é preciso identificar quais informações devem ser divulgadas e como devem ser exibidas, considerando o perfil de profissionais que irá visualizar. Depois, é preciso criar um sistema de coleta da informação para manter o painel de gestão à vista atualizado, afinal, de nada serve ter informação obsoleta. Por fim, é preciso que todos envolvidos estejam comprometidos com a causa e utilizem a gestão à vista em prol do trabalho da empresa como um todo.

Tudo bem, na teoria é uma maravilha, mas para colocar a gestão à vista em prática, é preciso considerar uma série de fatores. Para facilitar a vida das pessoas e empresas, existe um fator capaz de ajudar-nos a avançar mais da metade do caminho: a tecnologia.

Benefícios da Gestão à Vista para o chão de fábrica

A gestão à vista traz dois grandes benefícios para a produção: compartilha os bons resultados com os envolvidos, mantendo profissionais motivados e engajados, e acusa os maus resultados, tarefa que nem sempre é fácil para o chefe e muitas vezes dolorosa para a equipe. A fácil assimilação das informações possibilita que os próprios profissionais tomem uma medida quando o desempenho está baixo, sem a necessidade de um supervisor constantemente pegando no pé para isso acontecer, contribuindo diretamente para a produtividade, trabalho em equipe e bom clima no ambiente de trabalho.

Existem diversas formas de gestão à vista, umas mais eficientes, outras menos, e as mais comuns são: quadro de gestão à vista, painéis luminosos e, na melhor das hipóteses, displays (TVs) que trabalham ligados à um sistema MES. Um sistema MES permite a gestão à vista em tempo real, sem atrasos na informação e sem intervenção humana – o estado da arte para a indústria – e, um sistema mais avançado, possibilita a visualização inclusive a partir de dispositivos como smartphones, facilitando a mobilidade da informação.

Imagine ter todos os benefícios da gestão à vista, não apenas para a produção, mas também para a manutenção, qualidade, engenharia – tudo online, non stop. Essa é a proposta do Kite MES!

Como levar a Gestão à Vista para a gestão da fábrica?

Todo empresário gosta de ter o controle da sua empresa, e é possível gerenciar no detalhe cada aspecto de uma empresa, desde que ela tenha tecnologia para isso. Os softwares de BI (Business Intelligence) ou BA (Business Analysis) compõem um cockpit composto por dashboards para o gestor saber a quantas anda a empresa: do volume de produção à saúde financeira, tudo através de indicadores visuais que trazem informações do ERP e de softwares complementares. Quando ocorre um problema, o painel visual muda de aparência na hora, elucidando onde está a ocorrência para que a decisão seja tomada.

No caso de uma indústria, é possível que a gestão tenha essa possibilidade de integrar o sistema MES ao ERP, que por sua vez leva às informações para o cockpit da gestão e exibe dashboards do chão de fábrica: volume de produção, paradas, atrasos etc. para que a gestão, a partir daí, faça suas projeções de faturamento, tome decisões sobre compras, contratações e outros fatores diretamente relacionados, que podem ser impactados de acordo com diferentes cenários da produção.

Nesse tutorial apresentamos como é a gestão a vista  no Kite MES e como a cadeia de ajuda pode ser acionada em tempo real.