– Menos um relatório…

– Pelos menos 6 destes por dia

– 6 x 26 = 156 folhas/mês

– 156 folhas x 12 meses=1.872 folhas/ano (no mínimo)

– Só para relatório de defeito

– Fora o cartucho de tinta

 

Estamos iniciando a implantação do Kite MES em uma empresa de bebidas, em uma máquina de envase, e esses comentários (incluindo o título do artigo) foram enviados assim que se iniciou o apontamento de defeitos na produção diretamente no coletor de dados instalado ao lado da máquina.

Como foi salientado no artigo da semana passada (para ler clique aqui) as anotações manuais de informações na produção geram muitos dados, mas difíceis de serem utilizados. Um outro subproduto é a quantidade excessiva de papel que é gerada e precisa ser gerenciada, armazenada, catalogada, “traduzida” em números, etc. para que se tenha a informação que possa ser utilizada de fato.

Nesse caso a economia de papel se deu na gestão de defeitos de produtos na produção. O Kite MES possui um módulo de gestão de qualidade que permite lançar defeitos da Ordem de Produção que está em operação diretamente no coletor e fazer isso é muito simples: o responsável pelo lançamento pressiona a tecla F3 no coletor e o coletor questiona a quantidade de refugo e em seguida o motivo do refugo e já contabiliza essas perdas no cálculo do OEE.

Existe também a possibilidade de se coletar essa informação de forma automática, isso é possível quando a máquina ou o operador detectam o problema e desviam os produtos com defeito e um sensor captura a quantidade. Ainda assim será necessário que o responsável pela coleta da informação de qualidade identifique o motivo da não conformidade.

Qualquer uma das formas de captura da informação permite a análise dos problemas de qualidade através do relatório de PPM por produto conforme mostrado a seguir.

 

Na realidade é muito mais do que só economia de papel, é informação real em tempo real.

P.S. O vídeo abaixo mostra o operador lançando o código de refugo.