Porque a indústria brasileira ainda tem necessidade de proteção, de medidas pontuais? Porque setores precisam de redução de impostos? A resposta parece fácil: “Não são competitivas. A produtividade é baixa. O câmbio defasado.”

Pelo menos é isso que os economistas dizem, uns a favor outros contra a redução de impostos, e isso já faz bastante tempo. Claro que existe o famoso “Custo Brasil” que impede que as indústrias sejam mais produtivas mas será só um problema financeiro/econômico? Como uma indústria sabe se está sendo produtiva?

Muitas empresas que conheço tem a produção administrada como uma caixa preta, entra matéria prima sai produto acabado, tem-se perdas, atrasos, desperdícios, mas quanto? Como? Onde?  Aí vem o problema não se sabe, trabalha-se com a experiência de profissionais com muitos anos de casa, é o famoso “Sr. Sabe Tudo”, que sabe tudo o que se precisa saber para tocar a produção mas ele vai se aposentar um dia, e aí…

E aí toda a informação vai junto com  o “Sr. Sabe Tudo” e essa informação, mesmo com o “Sr. Sabe Tudo” em ação não é precisa, é humanamente impossível controlar tudo e ter dados para tomar decisões que podem implicar em um grande aumento ou uma grande redução do lucro.

Quase todas as indústrias já fizeram o investimento em gestão financeira, gestão de recursos humanos, gestão de compras, enfim quase todas já possuem um ERP mas e quanto a produção? Qual o sistema para gerenciar as informações na produção? Aliás isso é incoerente porque a produção ou os produtos são a razão de ser de qualquer indústria mas é justamente a produção que ficou a margem da gestão informatizada. Existem muitas razões para isso:

  1. Custo. Os custos envolvimentos em equipamentos para o chão de fábrica são altos e exigem pessoal técnico especializado. A automação industrial não é responsável pela gestão mas sim pela automação de máquinas, processos, etc. E cada PLC normalmente trabalha de forma isolada ou em grupos mas para controlar uma determinada operação.
  2. ERP. Os ERPs prometem realizar a gestão da produção, possuem módulos para isso mas e quanto aos dados? Como obter dados confiáveis. Bom, isso não é responsabilidade do ERP e aí a gestão fica impossível se não se tem dados precisos para tomar qualquer decisão.
  3. Tempo Real. A produção opera em tempo real, muitas das ações devem ser tomadas no momento da ocorrência do problema, depois de algum tempo não adianta mais. É claro que é importante possuir históricos para a análise e o planejamento futuro mas muitas ações necessitam ser imediatas.

Por isso é importante para que a indústria aumente a produtividade, seja mais eficiente e competitiva que os gestores da produção tenham informação de qualidade e em tempo real. É claro que isso sozinho não vai resolver todos os problemas da indústria brasileira, mas continuar como estamos hoje, gerindo a produção as cegas, tomando decisões atrasadas e muitas vezes equivocadas não vão tornar as indústrias brasileiras competitivas para o que vem por aí nos próximos anos.