Máquina Parada

Todo o trabalho da equipe de manutenção é para que as máquinas na produção nunca parem. Manutenção Preventiva e Manutenção Preditiva são realizadas, Ordens de Serviços (OS) são emitidas e controladas tudo funcionando perfeitamente. Até que…

Até que a máquina para durante a produção. Mesmo com todos os esforços a máquina parou, a produção parou, vários funcionários estão parados. Como controlar? Não tem OS. Como registrar as informações da parada e o trabalho da equipe de manutenção? O foco, claro, é colocar a máquina para funcionar, não é ficar registrando informações.

Como gerenciar essa parada? Como saber o que a equipe de manutenção fez e quanto tempo levou? Como fazer tudo isso sem atrapalhar a equipe de manutenção mas garantir que as informações não sejam perdidas?

A resposta é:

Coletar as informações na máquina na hora que as coisas acontecem (tempo real).

Certo, mas como?

O primeiro passo é ter um coletor de dados conectado à máquina que detecta automaticamente que a máquina parou e solicita ao operador da máquina qual o sintoma da parada.

Os operadores são treinados a identificar os principais sintomas e informa ao coletor de dados da máquina qual o código do sintoma. Nesse momento já temos o momento em que a máquina parou, qual o operador e qual é o sintoma do problema que causou a parada. Essa informação irá disparar algumas ações imediatamente.

Em seguida um monitor disponibilizado no setor de manutenção sinaliza qual máquina está parada e qual o sintoma. A equipe de manutenção pode então com essas informações definir quem irá atender ao chamado, que ferramentas levar, etc.

Ao chegar na máquina o técnico se identifica no coletor de dados. Sabemos então que está atendendo a parada e quanto tempo levou desde que o sintoma foi informado. Nesse momento a equipe de manutenção assume a máquina. No monitor da manutenção será apresentado quem está atendendo a máquina e por quanto tempo. Veja um exemplo real desse monitor na figura a seguir.

(clique na imagem para ampliar)

Monitor de Manutenção

Ao resolver o problema o técnico encerra a manutenção e informa ao coletor o código da ação que foi realizada. Temos então a atividade e o tempo que foi necessário para realizar a manutenção.

O operador volta a operar a máquina, temos finalmente o tempo total que a máquina ficou parada.

Agora a equipe de manutenção pode detalhar no sistema com calma quais foram a ações realizadas e os principais problemas encontradas, afinal a máquina já está funcionando de novo.

Esses dados além de permitir a geração escalonada de alarmes( ou seja, caso a máquina fique parada mais do que o tempo pré programado, gestores são informados assim que o tempo limite é atingido) e a gestão em tempo real da parada, irá também permitir a análise de todas as ações realizadas e as dificuldades encontradas durante a execução da manutenção.

Com base em relatórios, os gestores de produção e de manutenção podem tomar decisões de melhoria de atendimento, ações de preventiva ou preditiva, treinamento da equipe de manutenção e de operadores, etc. Essas ações com o passar do tempo vão alterar a cultura da gestão da produção e da gestão de manutenção para melhor. Melhoria contínua.