estoqueemproducao

No último artigo (se quiser ler clique aqui) falei sobre para que ser serve e os 3 tipos de estoque que devem (ou podem) existir.

Nesse terceiro artigo, completando a série sobre estoque, vou avaliar qual a causa de se ter um estoque e se é ou não necessário manter o estoque em produção.

A necessidade para os três tipos de estoque tem causas diferentes.

Vamos ver.

  •  Para o Estoque de Ciclo a necessidade, como vimos, é para manter a quantidade de produtos disponíveis para atender ao consumo. Nesse caso é fácil, a causa de se manter o estoque é mais simples de entender. O cálculo do Estoque de Ciclo deve levar em consideração os tempos necessários para planejar o estoque  e movimentar os produtos pela planta até ser enviado.
  • Para o Estoque Regulador e o Estoque de Segurança a quantidade depende da variação. Quanto maior a variação no processo produtivo mais produtos serão necessários estocar.
    • O tamanho do Estoque Regulador normalmente dependente de dois fatores: mudanças na demanda e variação nas formas de entrega. Tudo a ver com queda de consumo na crise que atravessamos ou ainda a greve dos caminhoneiros. Como calcular isso? Isso está fora do controle mas algum valor terá que ser estimado e corrigido em tempo real se for o caso.
    • Para o Estoque de Segurança, informações confiáveis sobre as condições de produção dão um norte para o quanto se deve estocar. As variações incluem falha na linha, parada de máquina, baixo desempenho, ou problemas de qualidade. Todos esses problemas irão influenciar no índice de OEE (Overall Equipment Effectiveness) e portanto conhecer o OEE da planta será fundamental para estimar esse o tamanho.

Mas e sobre a necessidade de estoque na produção?

Até aqui falamos sobre o estoque de produto acabado, no entanto, em algumas empresas o problema não é o estoque de produto acabado mas de partes e peças em produção. O que causa essa necessidade?

Vamos tomar como exemplo uma linha de produção com 6 células. Cada célula demora 60 segundos para realizar a operação. Não existe atraso e ao final de 60 segundos (takt time) um novo produto é finalizado. Mas imagine que a célula 4, por exemplo, tem uma variação entre 50 e 60 segundos para executar a operação. Quando produz em 50 segundos tem que aguardar 10 segundos pela finalização da estação 3.  Isso não causa nenhum problema na produtividade da linha. Porém, quando a operação da célula 4 demora 70 segundos, os 10 segundos irão se propagar pela linha e a produtividade irá diminuir. Será 10 segundos mais lento. A solução para esse problema é manter um estoque antes e um depois da estação 4. Mesmo com as flutuações na operação o takt time da linha será mantido em 60 segundos.

Respondendo a pergunta, a necessidade de estoque em produção é causado pela variação na execução das operações. Quanto mais variação mais necessidade de estoque ao longo da linha de produção.

Bom é isso. Estoque não é uma boa coisa mas é necessário. Espero que estes artigos tenha te ajudado a avaliar melhor a gestão de estoque na produção.