inventory

A gestão de estoque é um dos pilares da metodologia lean. Nesse artigo e nos próximos vou apresentar e comentar conceitos sobre gestão de estoque na indústria. Nele vou tratar das questões e dos problemas relacionados com estoque.

Duas perguntas básicas sobre estoque são:

  • Qual a finalidade do estoque na minha empresa?
  • O que nos obriga a ter estoque?

Mas primeiro, porque estoque é uma coisa tão ruim?

Vamos lá.

Estoque custa muito dinheiro. Temos que estocar matéria-prima que custa para comprar e para gerir e em muitos casos é necessário produzir partes do produto final e estocá-los também.

Depois será necessário manipular esses materiais, o que significa que será necessário pessoas e equipamentos (como empilhadeiras, por exemplo). Será necessário movimentar e posicionar tudo e não raro mais de uma vez dentro da planta.

Outro problema é que será necessário acompanhar essa movimentação o que exigirá mais pessoas, computadores, software e relatórios a serem analisados. Quase sempre a coleta dessas informações são acompanhadas de erros. Será necessário corrigir esses erros, um jeito de corrigir é fazer inventários periódicos. Isso vai necessitar de mais gente, mais software, mais tempos e mais relatórios e mais reuniões.

Além disso é mais importante tomar cuidado para que não haja perdas nesses estoques por manipulação incorreta ou ainda porque ficou obsoleto.

Isso mostra algumas justificativas de porque o estoque é ruim.

Tá, tudo bem. Mas como fazer para ter um estoque mínimo então?

(continua)