estoque

Bom, o carnaval passou e finalmente 2015 começou. Continuando a série que inciei antes do carnaval vou nesse artigo aprofundar mais um pouco no tema estoque. Se você não leu o post anterior clique aqui.

Neste artigo vou apresentar como determinar a quantidade de produtos acabados que é necessário estocar e porque. Vimos no artigo anterior que estocar gera uma séries de custos e necessidades de gestão, mas se é assim porque então não eliminamos totalmente o estoque?

Não é tão simples assim, vamos ver…

A pergunta “Pra que serve o estoque?” não é feita com muita frequência mas a resposta é simples: Uma empresa (ou deveria fazer) estoca para garantir a venda para gerar lucro, simples assim. Não há outra razão para se manter produtos em estoque. Qualquer outra razão gera despesa e diminui o lucro, por outro lado ficar abaixo da necessidade do mercado implica também em redução do lucro e, o que é pior, abrir espaço para a concorrência. Enfim, se o objetivo é o lucro, e é, o estoque deve servir para atender o consumidor. É um conceito muito simples, porém ignorado pela maioria das indústrias.

“Devemos manter o estoque suficiente para proteger as vendas.”

Existe uma relação entre produtos estocados e volume de vendas. Isso significa que se sabemos o volume de vendas e qual é essa relação nós podemos determinar qual o estoque que devemos manter para proteger as vendas. Essa relação é um cálculo matemático simples.

Vamos analisar os produtos acabados. Esse cálculo utiliza três parâmetros e há três maneiras de estocar produtos. O três parâmetros são:

  • volume de reposição, ou seja, aquilo que o cliente compra
  • variações externas
  • variações internas

O total de estoque de produtos acabados são a soma de três estoques, que são:

  • Estoque de Ciclo: Esse é o volume de produtos que é necessário estar disponível para um consumo normal de produtos.
  • Estoque Regulador: Este é o volume produtos, acima do volume do Estoque de Ciclo, que é realizada para garantir variações externas, e é calculado com base em dados históricos de variações de demanda.
  • Estoque de Segurança: Esse é o volume de produtos acima do Estoque de Ciclo e do Estoque Regulador que garanta as variações internas da produção para atender a demanda.

Analisando mais detalhadamente vemos que o Estoque de Ciclo é definido com base no consumo de um determinado produto por um determinado tempo. Normalmente o departamento de vendas tem essa informação. O Estoque Regulador é calculado com base no histórico de vendas, sazonalidades que influenciam a demanda.

Já o Estoque de Segurança demanda uma avaliação apurada da capacidade produtiva real do chão de fábrica. Obter essa informação de maneira confiável e que possa determinar qual a necessidade de estocar só é possível se houver uma ferramenta de monitoramento que apresente todas as características da produção, como tempo de máquina parada, tempo de ciclo de produção, OEE, etc.

No próximo artigo vou continuar abordando esse tema, até lá.