feeding

 

Um ponto-chave que determina o sucesso de uma indústria, independente do seu ramo de atuação, é o controle da qualidade. Além de garantir a satisfação do cliente, a qualidade do produto assegura a solidez da indústria porque no longo prazo aumenta a demanda de consumo e de canais de vendas interessados em comercialização.

A gestão da qualidade na produção é um dos maiores desafios da indústria. Quando falamos em um trabalho reativo, a indústria pode aguardar o feedback do próprio mercado consumidor do seu produto, mas caso haja uma falha de qualidade, já é tarde demais e a repercussão negativa pode denegrir a imagem da empresa. Em determinadas indústrias, a falha no produto pode levar a um recall, sinônimo de prejuízo e riscos para a indústria. Recentemente tivemos o exemplo da Samsung com o Galaxy Note 7, o Smartphone explosivo, que ainda irá trazer muitas dores de cabeça para a empresa.

O segredo esta em realizar um controle pró-ativo de qualidade, de modo a identificar uma possível imperfeição ainda durante o ciclo de produção. Além de entregar um melhor produto para o mercado, o controle de qualidade traz ainda outros benefícios para a corporação, como redução de custos e desperdícios e maximização de recursos como máquinas, matéria-prima e mão de obra.

Assim como um sistema MES ajuda significativamente a monitorar a eficiência da produção, ele é ainda um aliado na gestão da qualidade, que normalmente é feito de forma manual e intuitiva. Além de inspecionar o volume de refugo gerado, o que pode ser uma medida tardia, afinal de contas o refugo já foi gerado, o MES pode fornecer informações em tempo real de falhas na produção que estão causando defeitos no produto final.

Ou seja, com um MES na produção, é possível ter uma gestão da qualidade através do percentual do número final de produto x número produtos imperfeitos que viraram refugo. Com uma análise ainda mais apurada dentro do MES, é possível identificar o momento quando ocorre a falha se informado pelo operador. Isso irá produzir ações de correção, como regular a temperatura de um forno, realizar manutenção em uma máquina, trocar a matéria prima que vem sendo utilizada, ou até mesmo melhor capacitar um operador.

Além disso o MES deve ser responsável pela gestão de inspeções que devam ser feitos na linha de produção. Inspeções periódicas não realizadas devem ser detectadas pelo MES e informadas o quanto antes para evitar que lotes inteiros possam ir para o mercado sem a devida inspeção durante o processo produtivo.

O MES é então um aliado não apenas do gestor de produção, mas também do responsável pela qualidade e todos os outros evolvidos no processo produtivo. O Objetivo é garantir um produto final com mais qualidade para o consumidor final, redução de custos/aumento de lucratividade para a corporação e redução de resíduos para o meio ambiente.

Agora a gente sabe que a má gestão da qualidade pode ser explosiva.

MES na Prática

 

Se você quiser saber mais sobre MES faça o download do e-Book MES na Prática.

 clique aqui.