Gestão da Produção: Torre de Controle Existe uma “área de conflito” na gestão da produção entre o Planejamento (feito normalmente pelo pessoal de PCP) e a Execução (que é transformar em produtos o que foi planejado). Por razões óbvias, o planejamento é feito em um momento anterior a produção e em um ambiente totalmente diferente. Normalmente a quantidade de informações é insuficiente para um planejamento próximo da realidade. Quais máquinas estão paradas? Qual o desempenho de cada máquina/setor? Qual o índice de falhas e o tempo entre falhas nas máquinas? E na hora de se executar o que foi planejado…

a equipe de produção precisa tomar uma série de decisões de replanejamento em tempo real e isso é sempre arriscado. A equipe de produção nem sempre tem as informações de custos, prioridades, prazos, cronogramas de entrega, etc.

Essa é a região de conflito em que as duas equipes convivem tentando, da melhor forma possível, produzir, com o menor custo possível, dentro do prazo e com qualidade, enfim, todos fazem o que dá para fazer o que normalmente não é suficiente.

Isso é um problema sem solução? Não existe uma forma, para que o planejamento flua com menos atrito para a produção e a produção realimente o planejamento?

Nós aqui na Kite temos trabalhado com uma proposta e implementamos essa solução no Kite MES para permitir que esse processo possa ser executado com menos atrito ou melhor, em cooperação.

A questão principal na maioria dos casos é a distância entre as duas equipes e a proposta é colocar uma equipe de planejamento em tempo real (que pode e deve ser composta por pessoas das duas equipes).

Vamos fazer uma analogia com a gestão de tráfego aéreo.

Todos os voos são planejados, que aeronave será utilizada, quando a aeronave estará disponível, qual a tripulação, rota de navegação e muitas outras ações.

A tripulação,  em particular os pilotos, irão executar o que foi planejado e confiar totalmente no planejamento. A maioria dos voos ocorrerá como o planejado porém problemas podem ocorrer e seria muito difícil, quase impossível, que, no caso da necessidade de mudanças, os pilotos tomarem todas as decisões sozinhos, em tempo real e que todas as ações não causem problemas.

Sabemos que a quantidade de ocorrência de problemas na produção é muito maior que na aviação (ainda bem) e a proposta é utilizar uma solução semelhante, uma equipe com o mesmo papel dos controladores de voo e um painel (dashboard) que apresente as informações em tempo real de todas as OPs em execução e em caso de perspectivas de atraso, baixa qualidade, baixa produtividade, paradas acima de um determinado período, etc. geram alertas (e alarmes) para que a produção possa ser replanejada utilizando todas as informações necessárias de prazo, custos, prioridades, etc.

O Dashboard de OPs é equivalente aos painéis utilizados pelos controladores de voo que veem informações básicas de todos os voos e em caso de necessidade podem investigar informações mais detalhadas da aeronave.

A equipe de planejamento+produção pode também analisar máquinas ou linhas de produção, atividades de manutenção ou desempenho para embasar as decisões de replanejamento.

Como no caso da produção os riscos não são vitais como no caso da aviação a equipe planejamento+produção não precisa ser fixa e nem estar no mesmo ambiente físico, podem analisar as informações de produção de tempos em tempos, inclusive via tablets ou smart phones, e ainda receber alarmes em caso mais críticos.

Essa proposta necessita de uma mudança de cultura na gestão da produção e de uma ferramenta que possa oferecer as informações corretas e em tempo real, dessa forma é possível reduzir muito essa área de conflito e aumentar consideravelmente a produtividade que é o que todas as empresas buscam, afinal de contas.