Gerenciando Pessoas na Indústria

No artigo “O Fator Humano e os 5 pontos que dificultam a implantação de uma nova metodologia” e mais recentemente no artigo “O que é OLE e como medi-lo?” tratamos da questão de gerenciamento de pessoas no chão de fábrica apresentando questões e abordando aspectos que dificultam a gestão de pessoas. Neste artigo vamos apresentar as ferramentas que o Kite MES possui e que permite que se possa atingir um alto grau de automação na gestão de pessoal, sempre com o objetivo de treinar e melhorar a força de trabalho (e sempre que possível premiar por bom desempenho) e não para funcionar como um “dedo duro”. Gestão de Pessoas é um enorme desafio e não é somente apontando falhas que se caminha para a solução dos problemas mas, principalmente, engajando as pessoal para se obter mais produtividade sem aumentar horas trabalhadas, horas extras ou gerando mais custos.

Mas como o Kite MES pode ajudar na gestão de pessoas?

O Kite MES possui um módulo que permite o controle individual de operadores na produção. O processo, do ponto de vista do operador, é o seguinte:

  1. Ao iniciar o trabalho, operador se dirigi a um coletor programado para atender ao seu posto de trabalho (podem existir vários equipamentos programados, a intenção é que não haja espera porque um coletor está sendo usado por outro operador) e informa o número da Ordem de Produção, o seu código (RE ou Chapa) e a operação que irá executar.
  2. Com um intervalo de tempo configurado no Kite MES é apresentado no no display, instalado na produção, o momento em que o operador deve se dirigir ao um coletor e informar a quantidade produzida e a perda no período.
  3. Caso o operador tem que parar o trabalho por alguma razão; como ginástica laboral, café, reunião, almoço, etc. ele deve indicar uma parada em um coletor e  ao retornar ao trabalho informar o final da parada.

Com estas ações é possível determinar o tempo real para se executar cada operação, quais são as principais causas de parada, se a operação gerou muitas peças com problema, a produtividade do operador e tudo isso podendo ser calculado em tempo real de forma individual ou em grupo de trabalhadores.

Com treinamento adequado os operadores em poucas semanas passar a informar a execução das operações e passa a ser possível avaliar o desempenho de toda a equipe da produção.

Os operadores mais produtivos e que conseguem auto gerenciar o seu trabalho vão ter interesse em informar o mais rápido possível sobre suas atividades. Isso cria um círculo virtuoso que contamina outros operadores e auxilia na gestão de pessoas alocadas no chão de fábrica.

Se você quiser avaliar como o Kite MES pode ajudar sua empresa na gestão de pessoas, em particular que trabalham na produção, entre em contato conosco e agendaremos um projeto piloto.