MES 100% WEBNo artigo “Web Based X Cliente-Servidor…“, de um ano atrás, analisamos as vantagens e desvantagens de um sistema Web X Cliente-Servidor. Nesse artigo vamos apresentar as características de um sistema de gestão da produção 100% WEB desenvolvido em Java, como é o caso Kite MES.

O Kite MES foi desenvolvido em Java e utiliza uma infra estrutura de gestão baseado no JBoss (www.jboss.org). Além de utilizar ferramentas de código livre, o que reduz o custo na implantação, o Kite MES usa todos os benefícios do desenvolvimento orientado a objetos e essa é a minha praia (tenho 2 livros publicados nessa área “UML na Prática” e “Orientação a Objetos na Prática“.

Desenvolver um sistema 100% WEB como o Kite MES é um enorme desafio porque sistemas MES necessitam, por sua natureza, operar em tempo real e a internet não foi planejada para trabalhar em tempo real.

Para permitir toda a flexibilidade necessária ao sistema utilizamos a linguagem Java e mais precisamente todas as ferramentas de engenharia de software disponíveis em uma linguagem Orientada a Objetos.

Além disso utilizamos Metodologia Ágil para gestão de desenvolvimento de novas funcionalidades do Kite MES, isso permite que sejam desenvolvidas novos módulos em um tempo muito curto se compararmos com o desenvolvimento com metodologias tradicionais para desenvolvimento de software.

Essas duas características permitem a atualização constante do Kite MES e a disponibilização da nova versão remotamente, sem necessidade de interrupção no funcionamento do sistema.

Este artigo é um pouco técnico relacionado a engenharia de software mas acho importante, de vez em quando (não se preocupe), falarmos sobre as tecnologias e metodologias utilizadas em hardware e software que estejam a disposição com ferramentas poderosas para a gestão da produção.