Tempo Real

Em outros artigos já falei da importância de que uma solução para a gestão da produção trabalhe em tempo real, mas qual é a importância disso?

Nesse artigo vou mostrar um vídeo que apresenta o tempo de chamada da manutenção em caso de parada de máquina. Tempo real nesse caso é permitir que a equipe de manutenção possa resolver o problema a tempo de não prejudicar a produção.

O vídeo mostra o Kite MES em uma produção real onde simulo a parada de uma máquina e para efeitos de visualização estou utilizando um tablet como uma tela de apresentação de ocorrências na produção para a equipe de manutenção.

Na realidade esse tablet é substituído por uma display de 50 polegadas instalado na sala da manutenção e ainda emite um sinal sonoro sempre que uma máquina para na produção.

O objetivo é que a equipe atenda uma parada em tempo real, ou seja, ao operador indicar a causa da parada o Kite MES informa a equipe de manutenção e inicia a contagem de tempo para o atendimento.

Apesar de o vídeo mostrar uma simulação você notará que estamos em ambiente industrial, em um chão de fábrica real. Nesse instante outros 200 coletores estavam coletando dados de produção e parada de máquina e enviando a informação para o Kite MES.

O atraso de 10 segundos, conforme você verá no vídeo, é na realidade o tempo configurado para apresentar a informação (poderia ser 1 segundo, 5 segundos ou qualquer valor), poderia ser mais rápido, mas convenhamos 10 segundos é tempo real para o atendimento da manutenção, concorda?