Tenho aproveitado a alta exposição do Elon Musk (alta exposição por razões óbvias e merecidas na minha opinião) para tratar de alguns assuntos relacionados a chão de fábrica, em particular a Gestão de Pessoas. No caso do novo “queridinho” (ou nem tanto) da mídia americana quando se trata de tecnologia, minha admiração nem é tanto pela Tesla que é uma iniciativa bem arrojada se levarmos em conta que o status quo da indústria automobilística mundial já estava (pelo menos aparentemente) estabelecido e ele começa uma revolução com os recursos que obteve com a venda do PayPal. Minha admiração é mais pela SpaceX, porém não tem linha de produção tradicional na SpaceX, então vou usar os acertos e principalmente os erros que aparentemente tem na Tesla, pelo menos por enquanto.

No dia primeiro de maio deste ano Elon Musk enviou um e-mail aos funcionários dando dicas de como ser mais produtivo no dia a dia. As dicas são, aparentemente, bem simples e fáceis de aplicar. Será? Vamos ver…

Evite reuniões longas demais
“As reuniões excessivas são a praga das grandes empresas e quase sempre pioram com o tempo. Por favor, desista de todas as grandes reuniões, a menos que esteja certo de que elas estão gerando valor para toda a equipe. E nesse caso, mantenha o mais curta possível”.

Fique atento à frequência das reuniões
“Livre-se também de reuniões frequentes, a menos que esteja lidando com um assunto extremamente urgente. A frequência das reuniões devem “ser esparsas” e terminar rapidamente quando a questão for resolvida”.

Saia da reunião se perceber que está perdendo tempo
“Saia de uma reunião ou desligue o telefone assim que perceber que ficou óbvio que a conversa não vai levar a lugar nenhum. Não é rude sair, é rude fazer alguém ficar perdendo tempo”.

Atenção às siglas e às palavras sem sentido
“Não use siglas ou palavras sem sentido para objetos, software ou processos na Tesla. Em geral, qualquer coisa que exija uma explicação inibe a comunicação. Não queremos que as pessoas tenham que memorizar um glossário apenas para as suas funções na Tesla”.

Comunique-se diretamente – independentemente da hierarquia
“A comunicação deve fazer o caminho mais curto possível para realizar seu trabalho, não através de uma ‘hierarquia de poder’. Qualquer gerente que tente impor a comunicação da ‘hierarquia de poder’ logo estará trabalhando em outro lugar. A maior fonte de problemas é a comunicação fraca entre departamentos. A maneira de se resolver isso é permitir o livre fluxo de informações entre todos os níveis. Se, para tratar de alguma coisa com os departamentos, um colaborador tiver que falar com seu gerente, que fala com um diretor, que fala com um vice-presidente, que fala com outro vice-presidente, que fala com um diretor, que fala com um gestor, que fala com alguém que está fazendo o trabalho real, então coisas muito erradas podem e vão acontecer. As pessoas devem falar diretamente e fazer a coisa certa acontecer”.

Siga a lógica, não as regras
“Regra geral: escolha sempre o senso comum como guia. Se seguir a ‘regra da empresa’ é obviamente ridículo em situações particulares, de tal forma que seria uma grande caricatura, então a regra deveria mudar”.

O problema de comunicação entre funcionários, principalmente nas grandes empresas é gigante, e gera baixa produtividade instantaneamente. Parece um problema simples de resolver, mas não é, ainda mais na nossa cultura onde nunca se fala exatamente o que deveria ser dito, e por várias razões, principalmente medo de retaliação.

Mas estão aí as dicas. E aí, o que você achou?