Maquina em Moviento

Uma das grandes mudanças na comunicação foi a possibilidade de mobilidade, mas qual a importância de ter comunicação sem fio em um coletor de dados na produção? Afinal de contas a máquina fica parada e os sinais coletados da máquina são ligados por fio, não dá para sair com o coletor andando pela planta, aliás nem faz sentido.

Ou faz? Assista ao vídeo.

Existem algumas razões que justificam e em muitos casos são fundamentais para que os coletores se comuniquem por rede sem fio:

  1. Dificuldade ou impossibilidade de instalação de cabeamento no chão de fábrica. Com rede sem fio ligou a comunicação começa.
  2. As redes com fio exigem manutenção periódica e até mesmo troca de cabeamento. Essas manutenções são demoradas e ocupam recursos humanos.
  3. Mudança de layout. É muito mais comum que se imagina a troca de local de máquinas e linhas na planta.

O vídeo abaixo mostra a mudança de local de uma máquina com um coletor Kite MES conectado e, o que é incrível, o coletor está perguntando o motivo da parada. Nesse caso o equipamento possui bateria o que permitiu que o coletor continuasse funcionando mesmo em movimento.

Não é comum que o coletor permaneça ligado durante a mudança de uma máquina, mas esse vídeo é um exemplo de que as vezes acontece.