Kite MESsage

A equipe técnica da Kite disponibilizou um novo módulo, na realidade um aplicativo para Android, o Kite MESsage. Esse aplicativo permite que usuários de Smartphones (Android acima da versão 4.0) possam receber mensagens da produção em tempo real e em qualquer local.

São praticamente infinitas as possibilidades de tipos e envios de mensagens. Tanto as mensagens como a forma de envio são configuráveis, ou seja, os funcionários mais próximos a produção, como a equipe de manutenção por exemplo, podem receber as mensagens imediatamente, de parada de máquina. Já os gestores receberão mensagens relativas a desempenho da produção ou quedas nos índices de OEE.

Veja os exemplos a seguir para parada de máquina e queda de OEE abaixo de um nível crítico.

Assim que a máquina para, o Kite MES detecta e envia uma mensagem para todos as pessoas cadastradas para atender a esse tipo de parada de máquina. Vale salientar que essas mensagens são setorizadas. Por exemplo, se for falta de matéria prima não faz sentido a equipe de manutenção receber a mensagem, nesse caso a mensagem é enviada a equipe de PCP ou Gestão de Estoque para atender a parada.

Na imagem a seguir um exemplo de mensagem enviada quando a máquina para (clique nas imagens para ampliar)

parada

Nesse exemplo é uma parada por defeito na máquina e assim que o técnico de manutenção assume a máquina uma mensagem é enviada para gestores de manutenção que podem avaliar o tempo de atendimento.

manutencao

Assim que o técnico (ou equipe de técnicos) encerra o trabalho é enviada uma mensagem informando que a máquina voltou a funcionar e o problema foi corrigido.

producao

No caso de gestores é possível identificar a queda do OEE de uma máquina, de um setor ou de toda a planta e nesse caso uma mensagem é enviada.

oee

Para receber a mensagem é necessário que o Smartphone esteja conectado a rede, seja 3G ou Wi-Fi, se não estiver conectado, assim que fizer a conexão a mensagem será enviada. Nos primeiros testes que fizemos foi possível perceber que o envio é praticamente instantâneo, atraso de no máximo 2 segundos.