gsd

 

Muitas empresas ainda não conseguem avaliar a produtividade através do OEE por vários fatores e o principal é a cultura, ou melhor a falta de cultura na utilização do OEE. Assim como outros índices ou indicadores é preciso se acostumar com eles para que possam trazer informação que se possa realmente aplicar no dia a dia, ou você saberia me dizer se 71,6 fahrenheit é quente ou frio? Não vale consultar a intenet… Vale sim, eu consultei e 71,6 fahrenheit equivale a 22 graus celsius e esse valor você sabe a resposta, certo?

Esse é o problema. E por isso a equipe da Kite desenvolveu um relatório que apresenta simplesmente a velocidade da linha (ou máquina) e como normalmente se sabe em que velocidade a linha (ou máquina) deve operar, fica mais fácil avaliar problemas na produção. É como se você tirasse uma fotografia da produção e obtivesse informações da velocidade real da produção nas últimas 8 horas além da informação atual, é claro.

A telas a seguir mostram exemplos de displays e como é possível se avaliar a “saúde” da produção avaliando a velocidade.

O Speed Graphic Display é um display e um relatório ao mesmo tempo.

Mas o que isso significa?

Um display é um relatório de tempo real e que é atualizada automaticamente a cada instante, está sempre mostrando informações atuais e, normalmente, ficam disponíveis para várias pessoas ao mesmo tempo. É o caso dos displays utilizados para Gestão a Vista.

Um relatório apresenta informações de histórico de forma gráfica e/ou textual. Serve para análises de coisas que já ocorrem.

No caso do Speed Graphic Display é possível avaliar as últimas 8 horas de produção e simultaneamente as informações atuais de linhas ou máquinas.

A figura a seguir mostra um exemplo onde 2 linhas (linha 1 e linha 4) foram selecionadas para permitir a comparação entre as linhas de produção (clique na imagem para ampliar).

sgd-exemplo

No outro exemplo a seguir foram selecionadas todas linhas (informação como área colorida) e na seguinte as linhas não estão selecionadas (informação como linha colorida) , clique nas imagens para analisar e comentarei sobre os gráficos mais abaixo.

sgd1

 

 

sgd2

 

Não sei se você notou mas são as mesmas informações (a diferença é que a linha 1 parou entre uma captura de tela e outra). Com esse tipo de gráfio é possível, entre outras coisas, analisar queda de produção após o almoço, ou na troca de turno e comparar os desempenho das linhas nesses momentos.

Esses gráficos são muito mais fáceis de serem compreendidos pelos operadores e de forma gráfica 2 componentes do OEE estão sendo apresentados que são:

  1. Disponibilidade: É fácil identificar as paradas, em em caso de paradas planejadas (como almoço ou atividade laboral) será fácil de localizar quando foi que ocorreu.
  2. Desempenho: É fácil avaliar o desempenho (ou performance) da linha ou máquina avaliando a velocidade a cada momento.

A informação que está faltando é a qualidade, ou seja, quanto do que foi produzido pode ser vendido. Esse será o conceito a ser incorporado quando se avaliar um gráfico de OEE.