peopleinproduction

Já escrevi em outros artigos sobre a necessidade (e a dificuldade) da gestão de pessoas na produção. É, e continuará sendo, o ativo mais importante da produção. Máquinas podem ser trocadas, processos podem ser mudados mas, bons funcionários são difíceis de obter e manter, em qualquer momento, principalmente em momentos de crise.

Por outro lado a gestão adequada de recursos humanos será o diferencial, principalmente no momento de retomada da produção.

A seguir apresento dez dicas que você pode seguir para melhorar a gestão de pessoal em qualquer setor da indústria, e também, é claro, no chão de fábrica.

  1. Tenha foco no resultado, sempre. Não existe somente uma forma correta de se executar uma atividade, respeitando os requisitos de segurança é sempre importante dar liberdade para que o operador possa executar tarefas que permitam o aumento da produtividade.
  2. As pessoas são diferentes. Não deseje criar clones de você porque isso pode limitar a evolução do processo produtivo. Respeitar opiniões de quem concorda com você é fácil, mas o mais importante é compreender os que discordam de você. A pluralidade de opiniões e de capacidades vai desafiá-lo o tempo todo, por outro lado, se todos concordarem com você isso pode ser o início do fracasso.
  3. Não seja muito crítico. Muitas pessoas não reagem bem a crítica. O excesso de críticas inibe as pessoas a tentar melhorar, o medo de ser criticado paralisa e as pessoas não arriscam. Por outro lado, elogios bem colocados e no momento correto aumentam a auto estima do grupo e resultados positivos ocorrem, mesmo aqueles que você nunca esperaria.
  4. Não se isole. Será muito difícil gerenciar pessoas de maneira produtiva ficando confinado em um escritório. Esteja disponível para os operadores sempre que possível, principalmente qual eles precisam das suas ideias de como resolver problemas.
  5. Não espere o trabalho estar encerrado para dar a sua opinião. Para isso você terá que estar envolvido com o dia a dia do chão de fábrica. É importante acompanhar de perto o trabalho dos operadores e que eles saibam o que você acha do andamento e da execução do trabalho.
  6. Tenha uma alta expectativa do pessoal da produção. Você ficará surpreso no que acontece quando as pessoas sabem que você acredita na capacidade delas. Por outro lado se pessoas ou grupos não tem capacidade para executar uma tarefa, de alguma forma é sua responsabilidade para determinar isso antes que elas executem esse trabalho.
  7. Faça com que todos saibam sobre suas prioridades, prazos e expectativas. O pessoal não saberá se você não disser. Explique o mais detalhado possível o que você quer e em quanto tempo.
  8. Faça avaliações de desempenho pelo menos uma vez por mês. Na maioria das empresas uma avaliação anual é exigido pelas diretrizes de RH da empresa, mas isso não impede que avaliações mais frequentes ocorram. Podem ser avaliações informais, por grupo se a quantidade de pessoas for muito grande. Converse com o pessoal de produção sobre o que eles estão fazendo, os problemas que eles estão enfrentando, áreas que precisam se concentrar para melhorar.
  9. Não seja autocrático. No processo produtivo de anos atrás as pessoas eram direcionadas a realizar tarefas repetitivas e monótonas. Quase nenhum operador sabia o impacto da atividade no processo final da empresa, e isso foi a causa da baixa produtividade em muitas indústrias. Peça sugestões de como fazer a tarefa ao próprio operador, deixe-o a vontade para sugerir mudanças no modo de fabricação. Deixe que os operadores digam quais são as preocupações e dificuldades sem que isso possa ameaçar o próprio emprego.
  10. Não tente levar as pessoas ao limite. As pessoas podem dar mais de 100% de sua capacidade em determinadas situações, mas não espere que seja possível essa dedicação o tempo todo. Mesmo você não consegue trabalhar além do limite o tempo todo. Os desafios apresentados devem estar um pouco além da capacidade de cada um e de cada grupo para que você possa desafiá-las permitindo que as tarefas sejam cumpridas quase sempre.

Mesmo que você siga essas dicas, ainda assim isso pode não ser suficiente para ter uma equipe de profissionais altamente produtivos, mas permitirá que você possa manter um nível de excelência durante um longo período de tempo.