Essa frase é de Elon Musk, dono da Tesla (e também da SpaceX, da  Solar City; criou o PayPal e por aí vai). Mas o importante dessa frase é que a linha de produção do Model 3 está com problemas por excesso de automação.

O uso de robôs pela Tesla para montar o Model 3 levou a mais complexidade e atrasos, reconheceu o bilionário presidente executivo Elon Musk na sexta-feira (13/04/2018) em um tweet: “A automação excessiva em Tesla foi um erro. Mais precisamente, meu erro. Os seres humanos estão sendo subestimados”.

De acordo com analistas da Bernstein, a Tesla não apenas automatizou a estampagem, a pintura e a soldagem, como a maioria dos outros fabricantes, mas também tentou automatizar a montagem final. É onde a fabricante parece estar enfrentando problemas.

“A Tesla tem tentado fazer tudo”, disse Chaim Siegel, analista da Elazar Advisors. “Ele (Musk) está dormindo no chão da fábrica. Não acho que eles estejam querendo desacelerar a produção de propósito. Isso me diz que algo não está certo.”

A busca pela máxima automação se baseia no fato que administrar pessoas é uma atividade difícil e complexa. Se fosse possível eliminar pessoas do chão de fábrica tudo seria perfeito. Será?

Parece que Elon Musk encontrou o limite da automação. Tudo porque uma falha em um maquina ou robot e quem vai fazer a produção voltar a funcionar?… Pessoas (mais especializadas, mais técnicas, mas mesmo assim pessoas) e então voltamos ao problema inicial.

Em tempos de Indústria 4.0 é interessante notar que a automação industrial, em particular o uso de robôs, tem um limite. O que aconteceu na Tesla, aliás, mostra que o limite foi ultrapassado. O chão de fábrica está mais lento e mais caro do que seria com operadores humanos. Isso impactou diretamente e negativamente na produtividade do chão de fábrica.

Precisamos rever nossos conceitos.

Acho que a Gestão de Pessoas ainda irá existir por um bom tempo. Que bom.

 

Um pouco mais sobre o assunto…

Gestão de Pessoas na ProduçãoPara conhecer mais sobre ferramentas e técnicas de gestão de pessoas na produção faça o download do e-Book “Gestão de Pessoas na Produção” clicando aqui.

Já publiquei também alguns artigos sobre gestão de pessoas, faço um convite a leitura.

  1. O Fator Humano e os 5 pontos que dificultam a implantação de uma nova metodologia
  2. A psicologia e o chão de fábrica
  3. Gestão de Pessoas – Um Enorme Desafio para Qualquer Indústria
  4. Porque é tão difícil implantar uma nova metodologia?
  5. Aumento da Produtividade, porque é tão difícil?