Para quem não leu o artigo anterior (clique aqui para ler), apresentei o que é e pra que serve o escopo de um projeto, além de também informar os 5 campos comumente utilizados que desenvolvê-lo. Hoje explicarei como elaborar o Project Charter de um projeto de melhoria contínua industrial através de um simples exemplo de natureza corretiva que permitirá reverter a queda do OEE.

Vamos lá…

Contexto

A empresa XYZ esta tendo a cada mês que passa um menor desempenho produtivo em sua linha de envase de cerveja número-4. Puderam chegar nesta conclusão através de uma simples comparação 6 meses atrás quando mantinham um OEE de 70%; enquanto que hoje é apenas de 60%.

Preocupados em ao menos manter a capacidade de produção atual para suprir a demanda no mercado, conseguiram implantar de imediato e com sucesso as soluções de contingência propostas pelas áreas envolvidas para conter a queda contínua de desempenho ao longo dos meses seguintes.

Contudo, para retornar ao desempenho anterior, quando tinham um OEE de 70%, decidiram incentivar principalmente as áreas de Produção e Manutenção a colaborar com a área da Qualidade para elaborar em conjunto o Escopo de um projeto de melhoria justamente nesta linha fabril.

Campo 1: A definição do problema – ou oportunidade.

Lembra-se das 3 perguntas básicas que anotei lá no artigo anterior? O que está acontecendo (1), quando (2), e onde ocorre (3)? Então, aqui devemos anotar no mínimo estas informações, da forma mais completa e sucinta possível.

“Através do indicador OEE na (3) linha de envase de cervejas número-4 pode ser constatado pelos responsáveis da Qualidade da companhia que esta linha de produção estava mantendo resultados de desempenho cada vez mais decrescentes o longo de seus (2) últimos 6 meses; onde decaiu de (1) 70% para 60% atualmente seu resultado de OEE. Além destas informações, através deste KPI, também pode ser averiguado que dos seus 3 índices de desempenho: Disponibilidade, Eficiência e Qualidade; apenas Disponibilidade realmente interferiu neste resultado, já que os coeficientes envolvendo Eficiência e Qualidade ao longo destes meses permaneceram inalterados”.

Campo 2: Os indicadores chave.

Depois de preencher uma matriz SIPOC do processo que contempla esta linha de envase de cervejas número-4, os demais responsáveis pela melhoria conseguiram definir os indicadores de causa (os “x”) e efeito (os “y”) chave que nortearão o desenvolvimento do projeto, sendo-os: OEE (y1); e Manutenção Corretiva Não Planejada (MCNP-x1), Tempo Excedido de Setup (TES-x2) e Falta de Materiais na Linha (FML-x3).

Para decidir qual seria a meta de melhoria levantaram um breve histórico de dados envolvendo os últimos 6 meses das ocorrências ligadas a MCNP, TES e FML; e descobriram que 80% dos resultados negativos foram referentes ao primeiro, 15% ao segundo e apenas 5% ao terceiro. Com base nestas informações, decidiram estipular a meta de alcançar ao final do projeto o resultado de 75% de OEE em até 4 meses.

Campo 3: A previsão de ganhos e investimentos.

Para descobrir o impacto financeiro negativo que este problema trouxe a empresa (1), os responsáveis da Qualidade levantaram informações sobre o lucro unitário por peça vendida e produzida na linha de envase de cervejas número-4, já que através deste indicador conseguiram comparar quanto perderam financeiramente ao longo destes últimos 6 meses: algo em torno de R$ 120.000,00.

Para prever a demanda de investimentos necessários para execução deste projeto (2), os responsáveis da melhoria levaram em consideração quais atividades contemplavam o baixo desempenho na linha de envase referentes a manutenção corretiva não planejada (MCNP), o principal indicador responsável pelo problema. Através destas informações, constataram que haveria necessidade de investimentos e ajustes em maquinários ao longo do projeto, e, portanto, decidiram anotar R$ 30.000,00 como a necessidade de investimentos financeiros.

E por fim, para prever qual e quando seria o retorno sobre este investimento (3), buscaram levantar quanto financeiramente conseguiriam ganhar caso alcançassem a meta de aumentar de 60% para 75% o resultado do OEE. E com este levantamento, chegaram ao coeficiente de R$ 200.000,00 mensais a partir do quarto mês, retorno que ultrapassava já no primeiro mês o investimento necessário.

Campo 4: Os limites de restrição.

Para definir os setores que contemplam este projeto, os responsáveis pela Qualidade anotaram com base nas informações já levantadas nos campos anteriores 3 áreas: Produção, Manutenção e Suprimentos. O sponsor (patrocinador) proposto para o projeto foi o gerente industrial; enquanto que o green belt designado em part time ao projeto foi o engenheiro de manutenção.

Campo 5: O plano de gestão e controle.

De acordo com a meta de melhoria definida, a previsão de término do projeto é de 4 meses. Através desta informação, puderam ser destrinchadas as revisões de avaliação ao término de cada etapa que o projeto contemplará. Para seguir com o exemplo os responsáveis da Qualidade propuseram a metodologia DMAIC, tendo duração de 3 semanas os gate reviews das fases Definir, Medir, Analisar e Controlar; e de 4 semanas a fase Implementar.

Observações Importantes

  • Para definir qual será o título do seu projeto, você pode abranger a sua respectiva meta de melhoria, qual é o problema, e quando e onde ele ocorre. No nosso exemplo, poderia ficar: “Aumento para 75% do resultado de OEE na linha de envase de cervejas número-4 em até 4 meses”.

  • Para elaboração de um escopo, inúmeros setores que contemplam o problema-oportunidade devem ser contatados, inclusive para colaborar no desenvolvimento de algumas atividades necessárias para seguir adiante com o projeto;

  • Para não ficar muito longo, não inseri neste exemplo o fluxograma do processo – ou a própria matriz SIPOC, nem gráficos como Histogramas ou Cartas de Controle, por exemplo. Contudo, na elaboração do Project Charter, é recomendado inserir tais imagens e gráficos que revelarão visualmente o que você está dizendo de informação em cada campo que seu escopo está contemplando;

  • Apesar de sempre me referir no exemplo aos responsáveis da área da Qualidade, gostaria de observar que qualquer colaborador de uma empresa também não deixa de exercer tal função;

  • E por fim, o exemplo que usei neste artigo, apesar de simples – já que não contempla várias outras variáveis de uma indústria –, objetivou te orientar através de uma sequência de questionamentos lógicos como pode ser a estrutura de informações que o Project Charter de um projeto de melhoria deve contemplar.

Espero que tenha gostado, até o próximo!

Vinícius Silva