Produção IndustrialNo primeiro artigo do ano de 2013 falamos do “pibinho” de 2012 (para ler clique aqui) e estamos hoje na mesma situação, praticamente todos os especialistas dizendo que para o setor industrial voltar a crescer deve aumentar a produtividade. Mas, afinal de contas, o que significa isso, porque é tão difícil e principalmente o que fazer para no final de 2014 algo, de fato, aconteça?

  • O que significa aumentar a produtividade?

Produtividade é a relação de produzir certa quantidade de um produto utilizando uma determinada quantidade de recursos, naturais, já pré processados, humanos, energia, enfim tudo que for necessário para isso.

Simplificando:

Produtividade = Número de Produtos Finais / Quantidade de Recursos 

Isso significa que para aumentar a produtividade existem 3 opções:

  1. Aumentamos o número de produtos finais sem aumentar a quantidade recursos ou
  2. Mantemos o número de produtos finais e diminuímos a quantidade de recursos ou, melhor ainda…
  3. Aumentamos o número de produtos finais e diminuímos a quantidade recursos.

Além disso, outros fatores  influenciam a produtividade. Os recursos naturais são finitos, incluindo energia, o que parece óbvio mas só descobrimos a pouco tempo.

A necessidade por produtos manufaturados aumenta na medida em que a população aumenta e deseja melhor qualidade de vida. Mais produtos com menos recursos disponíveis, isso aponta para problemas sérios no futuro.

  • Porque é tão difícil aumentar a produtividade?

Aumentar a produtividade em resumo é produzir mais com menos e isso exige trabalho, capricho, atenção, dedicação, análise, enfim uma quantidade de ações que permite mudar e avaliar as mudanças e, o que é mais importante, fazer tudo isso o tempo todo.

Não existe um atalho? Uma forma de aumentar a produtividade sem todo esse esforço?   Infelizmente não, todos os países e indústrias no mundo que são altamente produtivos fizeram e fazem mudanças e avaliam as mudanças. Se dão bons resultados aprofunda-se a mudança, se não descarta-se e tenta-se outras ações.

Aliás, não é por acaso que a natureza faz as coisas exatamente dessa forma.

É simples mas dá trabalho e leva tempo, se não começar logo leva mais tempo ainda.

  • E finalmente, o que é possível fazer para aumentar a produtividade?

Como fazer mais com menos? Falei basicamente de 2 atividades:

  1. Fazer mudanças e
  2. Avaliar as mudanças

Como disse, industrias em outros países já fizeram algumas mudanças e ao longo da segunda metade do século XX, especialmente no Japão, desenvolveram técnicas com o objetivo de aumentar a produtividade e transformar o Japão. Depois de ser devastado na segunda guerra e ser o único país atacado por bombas atômicas, tornou-se o segundo país mais rico do mundo (hoje é a China porém nesse caso é o baixo custo do recurso humano o que tem prazo de validade). Ou seja, temos várias técnicas já testadas e que funcionaram. Isso funciona na indústria brasileira? É só aplicar e está tudo resolvido? De novo, infelizmente não. É necessário “tropicalizar” essas técnicas, somos diferentes, nossos recursos humanos são despreparados. Podemos e devemos utilizar as técnicas mas…

Mas precisamos avaliar, medir, analisar e descobrir onde estão os problemas, o que está funcionando e o que não está e aí a solução é utilizar das tecnologias disponíveis. Usar a Tecnologia da Informação no chão de fábrica, sem essa informação as análises são distorcidas e a aplicação de técnicas pode ser dinheiro pelo ralo.

Como aumentar a produtividade leva tempo e é provável que no início de 2015, 2016, 2017, e por aí vai, ainda estaremos falando disso, mas é importante começar, senão…