ERP

Os ERPs (ou Enterprise Resource Planning e mal traduzindo Planejamento dos Recursos da Produção) surgiram como ferramenta de software para controlar todas as necessidades de uma corporação relativas a software de gestão. A parte importante de uma uma empresa são os produtos que ela produz, sem produtos não tem empresa. Mas porque muitas empresas que possuem ERPs consagrados usam planilha Excel na hora de controlar a produção?

De forma geral os sistemas ERPs ganharam “musculatura” ao longo dos anos em áreas como financeiro, estoque, recursos humanos e outras mas a gestão da produção de forma geral não foi atendida.

A produção é mundo estranho no modelo de indústria que possuímos hoje. É como Las Vegas: “O que acontece na produção fica na produção”,  é praticamente um mundo a parte.

Para realizar uma boa gestão é necessário informação e no caso da produção tem um agravante que inviabiliza a gestão se não for considerado: Tempo Real.

Diferente das outras gestões que ocorrem na indústria, que são atemporais, isso não vale para a produção, as coisas estão acontecendo agora e necessitam de decisão . É claro que histórico é importante mas para problemas futuros e esses dois momentos – passado e futuro – não ajudam, na maioria das vezes o agora.

Não tem como, um sistema para gerenciar a produção tem que estar preparado para trabalhar em tempo real e a ordem de grandeza é segundos ou até menos.

O tempo real é o principal desafio que os ERPs encontraram e, na maioria das vezes, não conseguiram vencer.