Womack

Calma, não me refiro a crise atual e nem a Toyota atual, que aliás, em meio a crise das principais montadoras no Brasil, vai muito bem obrigado.

Não sei se você sabe ou se lembra mas a Toyota passou por uma grave crise (provavelmente a maior da sua história) em 2009-2010. Nem faz tanto tempo assim. O importante é como a Toyota saiu (ou quase) dessa crise.

“No livro “A Crise da Toyota” Jeffrey K. Liker; Timothy N. Ogden investigaram como a montadora enfrentou os desafios da recessão e a Crise dos Recalls. Em ambos os casos, a montadora estava desprevenida – e descobriu que a causa-raiz dos problemas que enfrentava foi o fracasso em fazer jus a seus próprios princípios. Mas os fundamentos continuavam lá, e a Toyota acabou conseguindo sair mais forte do que nunca dos anos mais difíceis de sua existência desde o pós-guerra.”

Porém, hoje (13/10/2015 10h05) o portal G1 apresenta, ainda, mais um desdobramento dessa crise.

Toyota faz recall de 424.641 veículos no Brasil por problema no airbag

Porque os princípios de lean são difíceis mesmo para quem os criou? Se é difícil para eles será que eu consigo na minha empresa?

Infelizmente não existe mundo perfeito e nunca existirá. Isso porque a perfeição é um conceito humano e implica na existência de uma grande diferença entre o que consideramos “perfeito” e o que é perfeito (ou correto) no mundo real.

O normal é que as tarefas sejam feitas da forma incorreta. O anormal é lean. Para se manter uma produção lean o tempo todo é necessário um esforço constante e que mesmo assim é sujeito a falhas.

A Toyota era da metade do tamanho da General Motors em 1990 e foi o processo de produção que permitiu a Toyota se tornar uma das maiores fabricantes de carro do mundo, em alguns momentos passando a própria GM. A Volkswagen havia passado em julho dessa ano a Toyota como a maior montadora do mundo. Bom, agora nem sei mais como está isso…

O importante é saber que fazer errado, com baixa qualidade, com atraso nos prazos é o normal. Fazer o contrário disso implica em um trabalho árdua, diário, persistente, e sabendo que, talvez, nunca se atinja o perfeito lean. Mas como a ascensão da Toyota mostrou é possível galgar os degraus da competitividade e atingir o topo.

Se é difícil para eles será que eu consigo na minha empresa?

Para ser competitivo não existe outro caminho. São pequenas vitórias (as vezes derrotas) diárias. Não foque nos 100%, pense em melhorar o que já existe, a sua referência não é a Toyota, é a sua empresa ontem.

P.S. A foto que ilustra esse artigo é de Jim Womack que foi o diretor de pesquisa do Programa Internacional de Veículos Motorizados (International Motor Vehicle Program IMVP) no MIT e é o fundador e presidente do Lean Enterprise Institute, uma instituição sem fins lucrativos para a divulgação e exploração da filosofia lean. Na foto ele discute métricas de processo com um operador no chão de fábrica.