Uma das principais formas de gerenciamento da qualidade no chão de fábrica é o PPM (ou Partes Por Milhão) que significa, em linhas gerais, realizar medições em grupos de produtos produzidos em um período de tempo regular, por exemplo de hora em hora, e avaliar quantas peças são defeituosas.

Para calcular o PPM, divide-se o número de peças defeituosas pelo número de peças produzidas e multiplica-se por 1 milhão. Esse número representa o quanto de peças defeituosas seriam produzidas, em tese, caso fossem fabricadas 1 milhão de peças. Essas peças podem se tornar refugo ou serem retrabalhadas, de qualquer forma isso irá gerar prejuízo.

A coleta e processamento desses dados normalmente é feita de forma manual. Anota-se os valores que são encaminhados para o departamento de qualidade que utiliza, em geral, de planilhas para os cálculos e tomadas de decisão. É fácil perceber que todo esse processo é muito lento e pode inviabilizar a tomada de decisão, pode ser tarde demais.

O Kite MES conta agora com uma nova ferramenta no módulo de qualidade que coleta os dados e apresenta os cálculos de PPM em tempo real através de dashboards instalados no setor de qualidade. Isso permite que os gestores saibam de desvios em tempo real e possam tomar decisões para que os desvios voltem mais próximos do valor alvo ou valor nominal. A figura abaixo mostra um exemplo de alerta de máxima quantidade de refugo.

 

Além disso o Kite MES apresenta vários relatórios que mostram a relação de PPM de Refugo por Estação ou Grupos de Estações (pontos de coleta como máquinas, exemplo), por produto ou ainda as causas. A figuras abaixo mostram exemplos reais desses relatórios.

 

 

 

 

Além do PPM o Kite MES faz a gestão de medidas no chão de fábrica e apresenta essas informações para a equipe de qualidade.

É isso, informação em tempo real permite decisões em tempo real.