Tornou-se extremamente popular para as empresas de qualquer área perseguir os princípios de produção lean, seis sigma, TQM, TPM, etc. Um novo padrão dos últimos anos é que as empresas multinacionais desenvolvem sistemas globais e em todo o grupo para a melhoria contínua de processos com base em todos esses conceitos: esse padrão foi chamado de XPS (ou company-specific production system ou “um lean pra cada um”). Então, quais são os principais princípios XPS/lean em uso?

O XPS incorpora os princípios que as empresas acham mais importantes para elas. Uma vez que as empresas são diferentes umas das outras devemos esperar que os XPSs sejam diferentes – isso cria um paradigma que podemos chamar de “do meu jeito é melhor”. Porém, uma das razões para embarcar em uma jornada XPS é bem explicada por Yu e Zaheer: “Uma abordagem popular para uma empresa alcançar os padrões de classe mundial é comparar e adotar práticas organizacionais já comprovadas eficazes pelos líderes do mercado global “. Se for esse o caso, é provável que as práticas sejam replicadas entre as empresas.

E agora? As empresas compartilham, ou não compartilham, os mesmos princípios XPS? Se for o caso não seria tão X ou company-specific, não é mesmo?

No artigo, “Exploring the phenomenon of company-specific Production Systems: One-best-way or own-best-way?“, de autoria do Netland e publicado no International Journal of Production Research, ele analisa o conteúdo dos XPSs pertencentes às seguintes 30 empresas multinacionais (clique nas imagens para ver as 30 empresas estudadas):

Obs1: Note que a grande maioria das empresas criou um processo chamado de “Company NameProduction System, ou Sistema de Produção da “Nome da Empresa”. Isso aparenta que cada empresa tem um sistema de produção próprio, sera? Nesse caso o autor Netland troca nome da empresa por X, ou seja, X = Company Name (ou companyspecific).

A conclusões do artigo são:

Os XPS representam em grande parte variantes do mesmo no conteúdo. Eles representam uma abordagem de “meu jeito melhor” para o paradigma de “um jeito melhor”. (…) Um relacionamento íntimo com o Toyota Production System (TPS) e a produção lean é estabelecido. (…) XPSs de diferentes indústrias respondem, grosso modo, aos requisitos específicos da indústria; mas é a ênfase em diferentes princípios lean que variam, e não as raízes comuns presentes no lean.

Ele encontrou os 12 melhores princípios XPS entre as 30 empresas, e eram os seguintes:

Obs2. Kaizen é o segundo princípio mais utilizado, se você quiser saber mais clique aqui.

Vemos então que o conteúdo de diferentes XPSs é bastante similar nas várias empresas apesar de cada uma dizer que tem o seu próprio processo, mas isso não significa que sejam cópias idênticas entre si ou em relação ao TPS (Toyota Production System). Nenhuma dupla de XPSs contém exatamente os mesmos princípios entre as 30 empresas. Na verdade, a pesquisa mostra que os processos de melhoria requerem formas muito diferentes quando procuradas implementadas nas empresas. Mesmo que o conteúdo do sistema pretendido apareça, o processo e a aplicação real diferem substancialmente quando os XPSs aplicados na prática…

Esse artigo foi baseado no original de Torbjørn H. Netland com o título “Top-12 most common lean principles” e o você pode ler o texto no original clicando aqui.