A partir deste artigo pretendo trazer novos artigos internacionais e, principalmente, atuais sobre a indústria 4.0 e tudo que está relacionado. Como os artigos podem ser extensos, vou dividí-los em partes. Ao final sempre será disponibilizado o link para o artigo original.

Sua fábrica pode ser mais inteligente?

Você está pronto para a Indústria 4.0?

Fornecedores de software para a área industrial adoram levantar essas questões, mas para os profissionais de manufatura, a verdadeira questão é: Minha indústria realmente precisa das tecnologias ligadas a Indústria 4.0 para ser competitiva?

Para responder a essa pergunta, a engineering.com realizou recentemente uma pesquisa comparando o uso do monitoramento da produção com o desempenho da produção utilizando o OEE. O estudo descobriu que o melhor OEE está correlacionado a melhores capacidades de monitoramento. Mais importante, o estudo descobriu que o sistema que você escolhe e como ele é implementado pode fazer uma grande diferença.

Os 254 entrevistados da pesquisa incluíram o pessoal de diretoria e gerência, além de engenheiros e técnicos das indústrias de manufatura, incluindo automotiva, de alimentos e bebidas e aeroespacial.

Fonte: Relatório de pesquisa: a conexão entre monitoramento de produção e OEE

Parte da análise incluiu o agrupamento dos entrevistados pelo seu nível de desempenho de OEE, em seguida, comparando as estratégias de monitoramento de produção desses diferentes grupos. O relatório completo de pesquisa intitulado “The Connection Between Production Monitoring and OEE” está disponível para download sem nenhum custo.

Os dados mostraram que, embora o monitoramento de produção mais avançado esteja correlacionado com a melhora do OEE em um sentido amplo, extrair informações úteis destes dados pode ser um desafio real.

“OEE é um índice que as pessoas prestam muita atenção ao avaliar o monitoramento de produção”, disse Bill Boswell, vice-presidente de marketing da Siemens PLM. Ele quebrou o conceito em três partes.

Conecte e Monitore
“A maioria das pessoas tende a começar na fase de conexão e monitoramento conectando e sincronizando máquinas a um sistema como o Mindsphere (plataforma Siemens IoT)”, explicou Boswell. “Quando começam a coletar dados, eles tendem a fazer algumas análises de utilização rudimentares. Isso normalmente ajudará a iniciar o gerenciamento das máquinas e, em seguida, passarão para o monitoramento das condições da máquina. Quando iniciam o gerenciamento de desempenho das máquinas, já é possível obter índices como o OEE ”.

Desbloqueie Recursos Mais Avançados
Parafraseando Boswell, o próximo passo na utilização de soluções IIoT inclui aplicações mais avançadas, como manutenção preditiva, IA (Inteligência Artificial) e aprendizado de máquina. Essas e outras estratégias mais avançadas de análise e previsão ajudam a otimizar processos e evitar falhas.

Caminhe para a Digitalização Completa
O terceiro nível envolve uma mudança para a digitalização completa, que pode transformar os processos de negócios. Nesta fase, as empresas começam a tirar vantagem de um “gêmeo digital” de seu processo, não apenas dentro de uma fábrica, mas em toda a cadeia de suprimentos, em diferentes instalações e no campo.

Essa visão do potencial da tecnologia de Monitoramento da Produção contrasta com a realidade revelada por essa pesquisa.

Nem tudo são flores, no próximo artigo o que é fato e as dificuldades. Continua…