people

Gerenciar pessoas seria fácil se o pessoal sob gestão decidir trabalhar duro, de forma colaborativa e tenham um talento excepcional. Mas se fosse assim eles não precisariam de um gerente. Seria só ficar sentado fazer qualquer coisa e uma legião de pessoas altamente motivadas e contentes trabalhando de forma eficaz.

A realidade, é claro, é muito diferente disso. No mundo real algumas pessoas são fáceis de gerencia e outras são difíceis. E as difíceis são de várias formas. Alguns são talentosos mas não são colaborativos, outros colaboram mas não tem talento algum. Alguns são muito agressivos e outros são muito pacatos. Alguns são bem intencionados mas não tem foco, ou são mal humorados ou ainda se distraem com facilidade. E finalmente, alguns são simplesmente difíceis de gerenciar, e por ai vai. Acho que você entendeu o tamanho do problema.

E aí, como é possível gerenciar essa diversidade de grupos de pessoas? Personalidades variam e portanto pessoas precisam ser gerenciadas de forma individual, mas existem ações gerais que podem ser tomadas.

Em seguida serão apresentadas seis dicas que podem ter ajudar na gestão de pessoas que são difíceis de gerenciar.

  1. Aceite que gestão de pessoas é uma tarefa complexa e difícil. Não perca tempo e energia mental desejando que fosse diferente. Reconheça que as frustrações e situações difíceis fazem parte do dia a dia da gestão. Se você está nessa função é porque alguém viu em você talento pra isso. Enfrente os problemas de forma positiva, como se você tivesse que resolver um quebra-cabeça difícil e motivador.
  2. Não evite os conflitos. Tente lidar com eles de forma direta mesmo que esteja sozinho nessa tarefa. Conflito é quase sinônimo de gestão. Se você foge de conflitos a gestão, provavelmente, não é o lugar certo para você. Os melhores gestores são “amantes de conflito” e não tentam passar para outros a responsabilidade quando o conflito acontece. Lembre-se, amanhã você estará trabalhando com essas pessoas. O melhor é sempre buscar soluções construtivas e justas do que simplesmente “do seu jeito”.
  3. Tente ver as coisas com a perspectiva dos outros. É mais fácil dizer que fazer, mas pode haver razões para que uma pessoa seja difícil de gerenciar. Será ele ou ela sempre foi assim ou existem fatores externos que estão contribuindo? O que poderia estar provocando esse comportamento? Existe alguma coisa no seu estilo de gerencia que possa ser a causa? Se você se dedicar a entender o porque do comportamento talvez a própria pessoa de as respostas que você está procurando.
  4. Sempre busque ajuda quando achar necessário. Essa é uma atitude fácil de tomar mas muitas vezes é negligenciada. A ajuda que você precisa pode estar em vários lugares da empresa. Tente obter a opinião de alguém que você confia sobre a pessoa que você está com dificuldade de gerenciar. Isso pode ser feito com qualquer pessoa do RH, ou um supervisor, um gerente, etc. Só tome cuidado para que não pareça que você só está querendo informações sobre a outra pessoa ou que isso possa prejudicá-la. A pior coisa que pode acontecer é criar uma ambiente de “fofoca”. Seja discreto e peça descrição. A confiança é fundamental nesse processo.
  5. Defina objetivos para as tarefas de forma clara e mensurável. Não deve haver dúvida sobre se os objetivos foram ou não atingidos e se não foram porque. Como você vai saber se o funcionário está no caminho certo se não estabeleceu metas claras a serem atingidas? E como ele saberá se está ou não atuando de forma produtiva se não existem metas? Desse forma você terá condições de avaliar de forma mais transparente a atuação de cada um. Se um funcionário problemático não atingir a meta você terá argumentos claros para apresentar.
  6. Pense sempre em termos de prós e contra. Será que um funcionário problemático está sendo um pró ou um contra? Se ele for pró, representa realmente algo de positivo para empresa, então você continua aprofundar a gestão, porém se for um contra é melhor não contar mais com ele. Muitos funcionários excelentes querem fazer as coisas a sua maneira e são muito problemáticos mas os benefícios para a empresa compensam os esforços de gestão. É sempre importante trabalhar em conjunto com o pessoa de RH para ter certeza que as suas avaliações são corretas. Isso representa uma ferramenta perfeita para avaliação do desempenho do funcionário? Dificilmente. Mas pode ajudar a ter alguma visão no “nevoeiro de gestão de pessoas”? Provavelmente sim.

Não existem soluções mágicas que podem ser aplicadas para resolver problemas complicados com funcionários. Porém certas abordagens podem fazer a difícil rotina menos árdua e podem ser relevantes em vários níveis, principalmente se você está gerenciando um chão de fábrica.

 

Esse artigo foi baseado no original:

“6 Tips For Managing People Who Are Hard To Manage” publicado no site da Forbes. Para ler o texto original clique aqui.