Produtividade

Algumas pessoas dizem que a palavra em chinês para crise é a mesma para oportunidade, na realidade não sei chinês mas deve ser verdade, faz todo o sentido.

No nosso caso, a indústria brasileira, podemos dizer que produtividade tem dois significados:

  1. É o nosso maior problema porque somos improdutivos e perdemos para muitos países industrializados, como já disse em outro artigo estamos perdendo de 7 a 1.
  2. Mas é a nossa maior oportunidade porque temos muito que melhorar enquanto em outros países já foi feito quase tudo o que se podia fazer.

E aí está a nossa grande oportunidade, investir em produtividade e aumentar a competitividade da indústria brasileira com um investimento muito baixo, isso é possível, ou melhor isso é imprescindível…

Ao longo dos últimos anos a indústria brasileira vem perdendo espaço no próprio mercado brasileiro para os produtos importados e, além do fato do Real estar muito valorizado o que claramente dificulta a competitividade do produto brasileiro, a principal causa é a baixa produtividade e o aumento do custo de produção.

Já falei em outros artigos sobre a baixa produtividade da indústria brasileira, aliás esse foi o tema do primeiro artigo do blog e mais recentemente sobre a dificuldade em aumentar a produtividade e ainda sobre porque a baixa produtividade não incomoda.

Nesse artigo o foco é outro, como aproveitar a oportunidade para conquistar mercado enquanto o aumento do dólar não vem, se é que vem.

O aumento da produtividade esta intimamente ligado ao conhecimento e informação:

  1. Se for para demitir, demitir quem?
  2. Se for para desligar máquinas ou linhas, quais?
  3. Se for para reduzir a compra de matéria prima, qual e de quanto será a redução?
  4. Se for para diminuir o número de turnos, para quantos? Compensa ter hora extra e reduzir os turnos?
  5. É melhor a máquina parada ou produzindo pouco?
  6. Se voltarmos a ter pedido como proceder? Qual a melhor estratégia?

Essas perguntas e muitas outras surgem da necessidade de se tomar decisões que façam a empresa se adaptar ao mercado e se manter produtiva com baixos volumes. E conseguir manter ou, se possível, aumentar a produtividade quando os pedidos aumentarem.

O fato de termos baixa produtividade, que é péssimo, por outro lado permite que pequenas ações produzam excelentes resultados, e no curto prazo.

Tendo respostas é possível aproveitar esse momento de crise para aumentar a produtividade e se isso for feito nas vacas magras será muito mais fácil manter na vacas gordas.